Ageuniara

Semáforo econômico utiliza LEDs no lugar de lâmpadas

Por: RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS

27/03/2008

Um grupo de quatro pesquisadores da USP de São Carlos desenvolve um novo modelo de semáforo que consome dez vezes menos energia. O novo semáforo utiliza Diodos Emissores de Luz (LEDs) que aumenta a capacidade de iluminação, facilitando a visualização para pedestres e motoristas.

O tempo de vida útil dos equipamentos que utilizam os LEDs é seis vezes maior do que os modelos convencionais e o consumo de energia é dez vezes menor do que o das lâmpadas comuns, além de ser mais leve e compacto. Estas são as vantagens desse equipamento, conforme explica o engenheiro Luiz Gussen, participante do grupo que desenvolve o semáforo com LEDs.

Em caso de falta de eletricidade é acionado automaticamente um aparelho composto por duas baterias, capazes de manter o funcionamento do semáforo por até uma hora e meia. Algumas cidades já se dispuseram a utilizar a novidade tecnológica.

Em São Carlos a Prefeitura investiu, em um ano, cerca de R$ 310 mil em novos semáforos que não possuem a nova tecnologia dos LEDs. O Secretário de Trânsito e Transporte da cidade, Ricardo Meirelles, aguarda os testes finais para adquirir os equipamentos.

“O dinheiro economizado com a implantação deste novo recurso poderá ser destinado para outros setores, como o da Educação, Saúde e também do próprio setor de Trânsito e Transporte”, aponta o Secretário Meirelles.

O engenheiro Luiz Gussen afirmou que resta apenas alguns detalhes para a conclusão do semáforo econômico. "O que falta é a adaptação do programa de computador que comanda e sincroniza os semáforos, fazendo com que o trânsito flua normalmente”, ressalta Gussen .

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/