202101221334

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos desenvolve pesquisa sobre doenças tropicais

Por: ISADORA PEREZ FERREIRA

13/03/2008

O Grupo de Química Medicinal da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos(SP), sob a responsabilidade do professor doutor Carlos Alberto Montanari, desenvolve pesquisas sobre as doenças tropicais.

Estas pesquisas são feitas através da química medicinal para ajudar na profilaxia de doenças tropicais, principalmente a doença de Chagas.

A pesquisa começou pelo grande interesse do professor para com o funcionamento de medicamentos no corpo humano, como,por exemplo,as moléculas que trabalham em nosso organismo.

O objetivo principal da pesquisa, segundo Montanari, é ajudar a população mais carente do país."Já temos todas as doenças existentes em outros países e somamos às doenças tropicais(Esquistossomoses, Leichimanioses e doença de Chagas).A doença de Chagas, completará 100 anos no ano que vem. Foi descoberta por Carlos Chagas e, até hoje, não existe um remédio adequado e, por isso, focamos um estudo maior nela".

De acordo com Montanari essa pesquisa envolve grupos de outras universidades e de outros cursos do Brasil e também do exterior.

Na USP,além de Montanari, existem mais três doutorandos, um pós doutorando e três alunos especialistas que participam das pesquisas sobre doenças tropicais.

Financiada por duas agências governamentais(FAPESP e CNPQ), os estudos já apresentam resultados laboratoriais, mas ainda não são testados em humanos, pois o investimento é elevado e existem três importantes fases farmácos hospitalares a serem totalmente eficazes.

"Gostaria que fosse mais divulgada esta questão para ajudar toda a população brasileira e para que essas doenças sejam erradicadas totalmente",salienta.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI