202101190811

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Excesso de peso nas mochilas pode causar problemas de coluna

Por: MARCIANO APARECIDO DA SILVA

13/03/2008

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS),indica que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão dores nas costas provocadas por problemas de coluna. Uma das causas desse índice é o transporte excessivo de peso nas mochilas com materiais escolares.

De acordo com a pesquisa uma pessoa não deve carregar mais de 10% do seu peso corporal.Segundo o médico ortopedista Luiz Eduardo Fontana,de São Carlos(SP),os pais devem ficar atentos na hora da compra das mochilas."O ideal é aquela que o material escolar fica acondicionado sem ter vazão e sem frouxidão. O material escolar fica junto com as costas das crianças",diz

O especialista afirma que a orientação de pais e professores é o melhor caminho para corrigir a postura e evitar que as crianças sofram mais tarde com dores na coluna.

Para o professor doutor José Rubens Rebelatto, coordenador de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre a influência do transporte do material escolar na ocorrência de desvios posturais em estudantes, evidenciou-se que os adolescentes transportam, em média, pesos significativamente superiores à capacidade de seus grupos musculares.

"Este fato determina altos níveis de compressão excessiva de musculatura lombar e, principalmente, vários tipos de alterações posturais",observa

A vendedora Lucila de Oliveira que tem dois filhos no ensino básico de uma escola municipal de São Carlos sugeriu aos professores, em reunião, que o material escolar permaneça guardado na sala de aula."Desta forma os alunos só precisariam transportar o material para uso diário".

A coordenadora pedagógica Juliana Cristina, concorda que o excesso de material deve ficar na escola."Isso contribui bastante para que a mochila fique mais leve e as crianças corram menos risco de problemas futuros",completa Juliana.

Ela orienta ainda que quando for necessário carregar material didático com peso excessivo o ideal é que sejam usadas mochilas com rodinhas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI