[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Falta de chuva prejudica agricultura

Por: LUCAS EDUARDO CASTRO MASCARO

07/11/2007

A falta de chuvas nos últimos meses fez com que o índice pluviométrico ficasse baixo.O ar ficou seco e quente e prejudicou a agricultura.Segundo dados da Casa de Agricultura de Ribeirão Bonito (SP), em setembro e outubro deste ano, choveu menos que nos anos de 2005 e 2006.

Os números da Casa da Agricultura revelam que em setembro de 2005 choveu 60,9 mm, em 2006 foi registrado 85,2mm enquanto que em 2007 o índice foi 0,0 mm.

Já em outubro de 2005 choveu 139,4 mm, em 2006 a Casa da Agricultura registrou 131,0 mm e em 2007 o índice foi de 66,3 mm, sendo maior parte no final do mês.

Ainda, de acardo com a Casa da Agricultura, nos cinco primeiros dias de novembro desse ano o índice foi 57,9 mm, o que gerou uma boa perspectiva para o mês, ao contrário do verão quando se espera menos chuva e mais calor.

Isso foi ruim para agricultura no aspecto de produção. "Menor precipitação ocasiona retardamento de plantio, prejuízo na florada de café e laranja, prejuízo na colheita de laranja, atraso no desenvolvimento de pastagens e menor desenvolvimento de cana colhida e cana plantada" explica o engenheiro agrônomo Walter Carmezini.

A falta de chuva faz com que o preço de alguns produtos aumentem."Com a perca de produtividade no geral, fez com que consequentemente o preço de alguns produtos aumentassem como milho, arroz e feijão", diz o agricultor Santo Pascoal Marcato."Bom para o agricultor e ruim para o consumidor", completa Marcato.

A chuva do final de outubro e começo de novembro foi boa para agricultura. “Estava faltando umidade no solo, então a chuva foi boa para repor água nos lençóis freáticos e no aqüífero Guarani e isso beneficia a lavoura",finaliza Marcato.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/