[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Brahma Kumaris instala-se em Araraquara

Por: RITA DE CASSIA MUCIO

31/10/2007

O prefeito Edinho Silva(PT) assinou no dia 3 de outubro a permissão de uso de área para edificação da escola Brahma Kumaris em Araraquara(SP).

A organização, fundada em 1937 na Índia, tem o propósito de restaurar os valores básicos do ser humano e proporcionar maior qualidade de vida às pessoas, através de palestras, cursos e meditação.

Atualmente a Brahma Kumaris é uma das maiores organizações não-governamentais do mundo com mais de nove mil filiais espalhadas em 110 países.

A área, de 6.477 m2 está localizada na Avenida Lyzanias de Oliveira Campos, no Jardim Aclimação (próximo à Estância Uirapuru).

Desde setembro de 2005 a organização tem desenvolvido atividades regulares em Araraquara.Cursos para formação de equipes das organizações não-governamentais que atuam junto a crianças e jovens em situações de vulnerabilidade.

A cessão do uso de área para a organização tem uma contrapartida, o trabalho com profissionais da rede municipal de ensino e saúde.

“Acredito que nesse espaço começamos a construir novas formas de pensamento. A gente transforma a sociedade transformando a cidade onde se vive”, diz o prefeito Edinho.

A coordenadora nacional do Brahma Kumaris, Luciana Marques de Souza Ferraz, parabenizou a iniciativa.“Todo esse trabalho de inovação em Araraquara demonstra a abertura e a visão ampla dos administradores”.

Por ser uma organização não-governamental, a Brahma Kumaris não tem fins lucrativos. Sua extensa rede se mantém exclusivamente com as contribuições voluntárias de professores, alunos e demais colaboradores. Outra peculiaridade da Organização é a liderança das mulheres. Elas ocupam a maioria dos cargos de coordenação no âmbito local, nacional e internacional.

Cursos de Meditação

Adalberto Leandro Faxina membro da Brahma Kumaris é professor de meditação e conta que a entidade atua em Araraquara desde setembro de 2005. “Começamos a administrar alguns cursos, mais especificamente o de meditação que é uma das linhas de trabalho da instituição. Então apareceram pessoas que ajudaram,como Vera Sotrati que disponibilizou um espaço na Casa da Criança Cristo Rei e de lá para cá começamos a oferecer cursos com maior regularidade", informa.

A entidade também oferece atividades relacionadas ao interior das pessoas, em parceria com o Instituto Vivendo Valores.“Este terreno é uma injeção de entusiasmo para todos nós. Já temos um projeto pronto e, em breve, a construção. Vamos ajudar Araraquara e região a ter um pouco mais qualidade de vida, indivíduos mais equilibrados, felizes, mais saudáveis",completa.

Filosofia

A coordenadora nacional Luciana Marques, explicou que a entidade tem como foco principal a transformação do indivíduo, par atuar na transformação da sociedade.

“Acreditamos que é possível uma mudança de perspectiva de personalidade, de inclusão de valores para construir um mundo diferente. O lema da associação é: "Nós mudamos o mundo. Nossa visão é focada em construir algo novo e não apenas ficar corrigindo aquilo que não funciona", diz.

Segundo Luciana, a Brahma Kumaris é uma das poucas organizações a conseguir status consultivo nas Nações Unidas (área de valores humanos). É também a maior organização do mundo na área de meditação e valores humanos e uma propulsora na ênfase do papel da mulher.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/