202101272247

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Instituto desenvolve projeto pioneiro em São Carlos

Por: KALIL FAUAZ

10/10/2007

O Instituto de Atividades Inclusivas(IAI), em parceria com a prefeitura de São Carlos(SP),desenvolve um programa que tem como objetivo utilizar o voleibol como um instrumento de inclusão social e atividades esportivas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O projeto tem o apoio do Centro Universitário Central Paulista(UNICEP)e do São Carlos Clube e juntamente com a participação das escolas especiais como APAE, ACORDE e Paralelo. O público-alvo são crianças e adolescentes do bairro Jardim Gonzaga.

O Viva-Vôlei Especial, como é conhecido,desenvolve que programa de inclusão social e oferece suas aulas em dois Núcleos: Núcleo São Carlos Clube, localizado no centro da cidade e o Núcleo ECO localizado no Jardim Gonzaga.

As aulas no Núcleo ECO são oferecidas para a população todas às segundas e quartas-feiras na quadra do centro comunitário do bairro das 14h às 16h para crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos e conta com a participação de alunos e um professor de Educação Física da escola APAE.

A parceria do IAI com a APAE, neste Núcleo (Jardim Gonzaga) funciona como um modelo nacional de inclusão para as pessoas com deficiência nas atividades esportivas.

No São Carlos Clube, as atividades são realizadas no ginásio de esportes (Ginasião) da sede de campo e atende jovens e adultos com necessidades especiais.

Uma curiosidade neste espaço é a grande quantidade de professores que participam das aulas conduzidas pelo professor Luciano Zanollo, duas professoras de educação física (das escolas especiais Acorde e Paralelo), uma professora do São Carlos Clube, uma fisioterapeuta e três estagiárias.

Todos estes profissionais visam possibilitar um excelente trabalho a estes alunos com deficiências físicas e mentais.

A professora e estagiária de Educação Física Aline Mussate comenta que a iniciativa desta ONG é fundamental para mostrar à sociedade as possibilidades de inclusão de pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais.

A cada dia que passa,aumenta a procura de novos alunos. Isto se deve às aulas às divulgações do programa Viva Vôlei. "É muito gratificante quando você vê o resultado na carinha dos alunos felizes com o seu trabalho”,afirma Aline

Novo Núcleo

Um novo Núcleo foi instalado no bairro da Cidade Aracy II em uma escola, que envolve crianças de 12 à 16 anos. A idéia é fazer com que os alunos saiam da escola e pratiquem uma atividade extra aula de voleibol.

O mês de outubro de 2007, marca o primeiro ano do Viva-Vôlei Especial no Brasil e para celebrar as conquistas do programa, o presidente do IAI Luciano Zanollo planeja organizar um evento em conjunto com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e também em comemoração aos 150 anos da cidade de São Carlos para comemorar a data e a parceria do IAI e CBV.

De acordo com Zanollo,o projeto possui vagas e é totalmente gratuito e os interessados que desejam participar ou conhecer o programa."Basta procurar os Núcleos do São Carlos Clube ou do Jardim Gonzaga ou entrar em contato com o IAI que fica localizado na Rua Dona Alexandrina, 966, no centro", informa.

O que é o IAI?

De acordo com Zanollo, o IAI é um instituto de atividades inclusivas, uma Organização Não Governamental(ONG) que busca o lazer e atividades esportivas às pessoas com necessidades especiais e a inclusão delas na sociedade. Mas, o programa também é oferecido para as pessoas de baixa renda.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI