[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A prefeitura Municipal já escolheu uma nova área que será no mesmo local do atual. Será construída uma nova célula que terá capacidade para mais 80 a 90 mil toneladas de lixo. Segundo o diretor de Políticas Ambientais da prefeitura, Paulo Mancini, a nova área estava licenciada, mas somente para uma determinada quantidade de lixo.
Sobre as obras, Mancini informa que já está com a terraplenagem concluída, o que falta é a impermeabilização e a canalização do chorume. O diretor informa que a Cetesb ainda não emitiu a autorização para a continuação da obrq, cujo projeto foi enviado à empresa de saneamento no mês de julho.
Mancini diz que após a licença a nova área levará cerca de 30 a 60 dias para ficar pronta. A empresa responsável por esta fase é a Bandeirantes Engenharia Comercial, mas ressalta que se em 15 dias a licença não for emitida, pode comprometer o tempo de entrega, previsto para 30 a 60 dias após a autorização.
Para que a licença seja emitida, é necessário que o Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb emita um parecer favorável sobre o relatório prévio encaminhado pela prefeitura. Caso esse relatório não seja aprovado, a prefeitura tem uma alternativa de transportar o lixo para um aterro privado em Guatapará, a 86 km de São Carlos. “Seria uma alternativa complicada do ponto de vista ambiental e financeiro, que custaria em torno de R$ 250mil para a prefeitura”, informa Paulo Mancini.
A prefeitura espera que esse novo aterro sanitário possa ter uma vida útil de um ano e meio a dois anos.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI