202101230528

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos tem projeto financiado pela União Européia

Por: ANDRE LUIZ GATTI

15/10/2007

O secretário municipal de Fazenda, Gilberto Perre, e o assessor de relações institucionais da Prefeitura de São Carlos, Yashiro Yamamoto, realizaram um encontro em Santiago, no Chile, com representantes da União Européia e de mais oito cidades da América Latina e Europa com a intenção de apresentar o projeto de construção de um portal. O portal visa atrair investimentos para São Carlos, assim como auxiliar os empresários que já estão estabelecidos na cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

A última etapa do projeto de construção do portal, denominado de Espaço Empresarial Online, foi desenvolvida por pesquisadores do Numa (Núcleo de Manufatura Avançada) da USP, coordenado pelo professor Henrique Rozenfeld. “O projeto amadureceu e foi além em abrangência e profundidade. Se implementado será certamente referência nacional e até internacional”, afirmou Yamamoto.

Porque investir em São Carlos, como abrir uma empresa na cidade, com administrar negócios, como obter financiamentos, além da disponibilização de balcões de negócios, empregos e currículos são alguns serviços que estão previstos no portal. Capacitação e qualificação profissional também estão planejados. “Em apenas um endereço eletrônico o usuário poderá obter informações dos três níveis de governo, segmentadas por empresa ou por área de interesse. A questão tecnológica, muito presente na nossa cidade, terá um espaço próprio e de destaque”, afirmou Perre.

O custo previsto para a implantação do projeto aproximadamente é de R$ 430 mil e o prazo de desenvolvimento estimado é de 12 meses. De acordo com Yamamoto, até o momento foram investidos cerca de R$ 50 mil no projeto com pagamento de consultorias, passagens aéreas, publicações e horas de trabalho dedicadas pelos servidores municipais.

Estes recursos estão sendo ressarcidos integralmente pela Comunidade Européia no âmbito do projeto URB-AL SIAE (Serviços e Infra-Estrutura de Apoio Empresarial). “É um projeto robusto com o qual São Carlos poderá ingressar na vanguarda em âmbito de governo eletrônico para esse tipo de relacionamento setor público-setor privado e certamente vai estimular a vinda de novos empreendedores á cidade”, disse o secretário.

O governo municipal já iniciou negociações com o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos visando tentar uma parceria para viabilizar o projeto.

O espaço deve ser inserido no Portal do Cidadão (www.saocarlos.sp.gov.br). Um espaço virtual que potencialize novos negócios, ou seja, uma vitrine virtual e como referência de site se assemelha muito ao serviço prestado pelo Sebrae no Brasil.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI