Ageuniara

Fotografia digital domina o mercado

Por: THATIANY DE OLIVEIRA MARIANO

12/09/2007

A fotografia digital evolui rapidamente.Num período muito curto, ela conseguiu igualar a qualidade da analógica, e isso é apenas o começo,já que a primeira câmera digital comercial surgiu em 1989.

Segundo César Mulati, professor de Fotojornalismo do Centro Universitário de Araraquara(Uniara), a fotografia digital facilitou o trabalho de muitos fotógrafos que não precisam mais revelar as fotos ou esperar por isso."Porém, uma foto jamais sai pronta da máquina digital e isso demanda algum conhecimento do fotógrafo em programas de processamento de imagem como o Photoshop.Profissionalmente prefiro trabalhar com a digital, desde que seja uma máquina profissional e de boa qualidade", ressalta Mulati.

O professor destaca também que algumas pessoas cometem um erro ao esperarem muito de uma câmera que não tem bons recursos, com poucos megapixels, uma lente ruim e poucos bits de cor.

Outro problema é que geralmente os amadores fotografam em modos de captura muito baixos e isso impossibilita uma boa resolução de imagem. Fazendo com que o resultado final não fique bom.

Para o advogado e fotógrafo, Laudicéio Baldan, a fotografia analógica exige um processo de revelação de negativo e isso gera um processo químico, depositando resíduos no meio ambiente. "Se você optar em manter arquivos digitais, deve tomar cuidado de revelar pelo menos as melhores fotos, pois arquivos digitais são sensíveis e podem se perder de várias formas, no computador, por exemplo.E tem o problema de vírus e outras coisas que vão acarretar a perda de arquivos”,alerta.

Muitos fotógrafos no começo do mercado da fotografia digital achavam que este recurso não iria superar a qualidade da fotografia analógica, mas esse tabu foi totalmente quebrado.

Atualmente as pessoas estão usando mais câmeras digitais, sem contar também os celulares. A proporção entre revelações digitais e filmes é de 70% de digital para 30% de filme, sendo que cada vez mais aumenta essa diferença.

Paulo Aguiar, fotógrafo e laboratorialista, afirma que no começo da digital ele não apostava nessa nova tecnologia, mas após comprar bons equipamentos e acompanhar a competição fotográfica, percebeu a grande vantagem que se tem em utilizar a máquina digital.

A estudante Cristiane Lira, compartilha da mesma opinião e diz preferir a digital, pois acha melhor, já que ela possibilita ver as fotos na hora, além de várias outras funções que ajudam a melhorar a fotografia.

Para saber mais informações sobre fotografia digital e analógica acesse o site: http://www.fotodicas.com/skins/



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/