202101200140

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Casa da Sopa auxilia 400 famílias por semana

Por: SAMARA IGNACIO

29/08/2007

A Casa da Sopa "Iraí Antonio Ramos" de Matão(SP) auxilia cerca de 400 famílias com 600 litros de sopa e 1.500 pães todos os sábados. Fundada em 1996,homenageia o seu fundador,falecido em 1997. Sua esposa, Maria do Carmo Gomes Ramos, 52 anos, durante quatri anos deu continuidade ao trabalho na sua própria casa. Na época, os andarilhos e crianças da cidade buscavam o alimento na casa da Maria do Carmo.

Hoje, a entidade é registrada, funciona em sede própria e auxilia famílias carentes dos bairros: Jardim Popular, Santa Rosa, São José, Jardim Paraíso, Bom Jesus, Jardim Itália e Vila Buscardi.

São sete equipes de voluntários que distribuem nos bairros, com veículos próprios, a sopa que conta com 20 quilos de arroz, 11 quilos de fubá, além de legumes como mandioca e abóbora e um caldo especial.

Além das doações de moradores do município, há também as doações de empresas e varejões da cidade, com legumes que não são mais comercializados.

Maria do Carmo explica que não são legumes estragados.“São alimentos que não servem mais para serem vendidos, mas estão próprios para o consumo” diz.

Ela conta que a entidade vende rifas e pizzas para complementar a renda. Além disso, auxilia também os moradores carentes nas campanhas de agasalho.

A sopa começa a ser produzida no sábado por volta das 9h e às 15h é entregue às famílias sem limite de quantidade.“Às vezes são famílias com 9 ou 10 pessoas que aguardam os carros com panelas e tigelas.Para muitos é a garantia de comer em uma semana inteira”,revela.

A aposentada que prefere não se identificar, conta que pega a sopa principalmente para os quatro netos que moram com ela.“A sopa é boa para as crianças porque sustenta. Eu não sei o que eles põem, mas sei que eles adoram” diz.

Outra mulher, afirma que a sopa garantiu há sete anos o crescimento do filho que vivia doente.“Eu sempre levava ele ao médico. Hoje, com 14 anos eu tenho a garantia que ele cresceu forte” afirma.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI