Ageuniara

Araraquara conta com banco de alimentos na luta contra o desperdício

Por: ISABELA CRISTINA PINTO ALMEIDA

24/08/2007

Em Araraquara foi criado o Banco de Alimentos que atua em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN), o Fome Zero Araraquara (FZA), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e o Comitê Ação da Cidadania, na luta contra o desperdício. Na cidade pode–se dizer que não há pessoas passando fome, aquela que é entendida como carência crônica de alimentos, no entanto muitas entidades assistenciais se esforçam para que isso aconteça.

O banco recebe semanalmente produtos do programa Compra Direta da Agricultura Familiar que distribui para 30 entidades que estão cadastradas no Fome Zero Araraquara, atingindo perto de duas mil pessoas com essas doações. O volume de alimentos distribuído por este programa no banco de alimentos nos meses de maio e junho de 2007 foi de 21 toneladas, diz o técnico responsável, José Tiago de Castro Neto.

O programa recebe uma doação mensal de açúcar cristal, feita pela usina Maringá. Parte do material é utilizado no leite fornecido a crianças carentes e outra parte vai para os cadastrados no "Fome Zero". Em 2006 a doação chegou a 17,5 toneladas de açúcar; em 2007 já foram recebidas 5 toneladas.

Em abril deste ano um fabricante de bolachas, a Kraft Food, doou nove toneladas, distribuídas a 144 entidades. No total essa doação chegou a cerca de 10 mil pessoas.

O Banco de Alimentos é composto por coordenador, técnicos e engenheiros, divididos por áreas como a recepção de alimentos, pré-preparo, estocagem (temperatura ambiente), higienização/embalagem, armazenamento (congelados), câmara fria (resfriados), distribuição, cozinha experimental e administração.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/