Ageuniara

Em Santa Adélia, escolas e Forum convocam mães separadas que não recebem pensão

Por: ALINE GABRIELA MACIEL

29/06/2007

Numa parceria entre o Fórum e as escolas do ensino médio e fundamental de Santa Adélia, todas as mães de alunos estão sendo chamadas nas escolas para levantar se elas têm filhos que não recebem pensão do pai. Em caso positivo, são encaminhadas ao Forum para intimação do pai e, caso não concorde com o pagamento de uma pensão ao filho, ajuizamento de uma ação de alimentos.

O numero de pais separados e que os filhos não recebem pensão é considerado alto em Santa Adélia. Até agora foram chamadas cerca de duas mil mães, e mais da metade são separadas e seus filhos não recebem pensão de seus ex-maridos.

Essas mães são encaminhadas ao Fórum para uma audiência com o Juiz, que faz uma análise de cada caso visando garantir o direito à pensão.

A diretora de uma das escolas, Sandra Mendes, diz que a iniciativa é muito importante para que as mães vão atrás de seus direitos e que a iniciativa do Fórum com as escolas possa servir de exemplo para outras mães. Os Professores aprovam a iniciativa, confirma a professora Ana Cláudia Morandi. Muitas das mães nem sabiam ao certo a quem recorrer para buscar o direito à pensão.

Uma das mães chamadas à escola e ao Fórum, Márcia Borges de Jesus, disse que nunca havia recebido qualquer ajuda de seu ex-marido para cuidar do filho de ambos, mas agora já está recebendo uma pensão de R$ 350,00 por mês. O próximo passo será conseguir que o ex-marido pague também os atrasados pelos anos que deixou de cuidar do filho.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/