Ageuniara

Cooperativa faz coleta seletiva em Matão

Por: SAMARA IGNACIO

17/05/2007

Desde 1999, na Pedreira Municipal,a Cooperativa Autogestionária de Solideriedade de Matão (Coopersolmat)desenvolve uma parceria com a prefeitura para realizar a coleta seletiva do lixo.Eles são apoiados pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar).

Matão, São Lourenço do Turvo e Silvania, despejam no aterro sanitário 50 toneladas de lixo por dia. E a Cooperativa recicla de 20 á 25 toneladas por mês.

Atualmente é feita a coleta em 12 bairros, além de todas as empresas contribuírem com doações de papelões, plásticos, papel e alumínio.

Segundo Maria Aparecida Bellintani, secretária do Meio Ambiente de Matão, a intenção é ampliar a coleta.“Hoje é feita a coleta parcialmente nos bairros, as grandes empresas contribuem, porém estamos caminhando para aumentar, de acordo com a demanda”, observa.Além dos catadores há também pontos de entregas, na Praça da Abolição e no Parque ecológico.

A cooperada Juliana Meireles da Silva, diz que no começo o interesse era financeiro, mas depois percebeu a importância do seu trabalho.“Estou aqui há um ano e meio. Agora se fala tanto nos problemas do planeta que vejo como eu contribuo”.

Um catador recebe de R$250,00 à R$400,00 reais por mês. A presidente da cooperativa Sirlei Aparecida Mascarenha, conta como começou a iniciativa.“Todos, já adultos, estávamos fazendo o primeiro grau e pensamos em criar uma Cooperativa. Logo surgiu a idéia da coleta seletiva, então nos a organizamos”.

Ela lembra que, muitas vezes, em um quarteirão, apenas duas casas separam o que pode ser reciclado. “Falta ainda um trabalho de conscientização nas comunidades e nas escolas”.No dia 16 de junho acontecerá uma reunião dos catadores no CAIC. “Juntos podemos mudar o mundo, basta cada um fazer a sua parte”, finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/