[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Atleta não queria deixar Araraquara

Por: ADRIANA MARIA VANNUZINI BORDA

02/05/2007

Patrícia Gabriela dos Santos, de 22 anos, ex-atleta de Araraquara (SP), terceira colocada no ranking nacional de salto com vara feminino afirma que, após alguns meses sem receber sua bolsa da prefeitura, resolveu procurar outra cidade e fechou contrato com São Bernardo do Campo (SP) em 14 de abril.

Ela diz ter "ouvido" diversas promessas, mas não queria deixar a cidade.Os motivos são muitos: nasceu em Araraquara onde vivia com sua família, de poucas posses.Também se formou em Educação Física na UNIARA , como bolsista e, foi na cidade, que aprendeu tudo com o técnico e namorado Valdemir Emerson Araújo Silva.

Patrícia começou cedo sua trajetória. Aos sete anos na ginástica olímpica e, há apenas cinco anos, passou para o salto com vara, sempre na Fundação para Desenvolvimento do Esporte (FUNDESPORT), da prefeitura.Possui quatro medalhas de ouro e três de prata, conquistadas para Araraquara, nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior.

Seu técnico, muito decepcionado, reflete sobre o fato de Patrícia, mesmo tão jovem, ter obtido a marca de 4,20m no salto e Joana Ribeiro Costa, segunda no ranking brasileiro, com 26 anos, ter a marca de 4,30m.

"Havia grande expectativa que Patrícia ultrapassasse esta marca de Joana e, então, participasse dos próximos Jogos Pan-Americanos, já que o Brasil, por sediar os jogos,inscreve dois atletas por modalidade", diz Araújo Silva.

Segundo ele, o problema começou em fevereiro."A atleta não treinava em condições psicológicas e materiais para um rendimento ideal", observa.

Patrícia pondera que, se por um lado receberá a bolsa de mesmo valor, por 12 meses/ano, pontualmente, (Segundo ela a FUNDESPORT paga a bolsa 10 meses/ ano), por outro aspecto, em São Bernardo do Campo, treina Fabiana Murer, de 26 anos, primeira no ranking nacional, grande esperança para o Pan, cujo técnico, Elson Miranda, é exclusivo e não haverá quem a treine.

Outro lado

Luiz Antônio Azevedo, presidente da FUNDESPORT, diz que, no caso de Patrícia, fechou-se um ciclo: as escolinhas de esportes tem a função de inserir socialmente crianças que não teriam muitas oportunidades, dando-lhes uma profissão. Ele afirma que “ao mesmo tempo que ficam tristes ao vê-los partir, alegram-se pois sabem que estão alçando vôos mais altos”, destacou.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/