Ageuniara

Espíritas participam de megaevento em São Paulo

Por: DAVID CONRADO LIESENBERG

25/04/2007

Espíritas de Matão participaram, no dia 21 de abril, da comemoração dos 150 anos do Espiritismo. O evento contou com a presença de 15 mil pessoas e foi realizado no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.

A prefeitura cedeu ônibus para levar os espíritas da cidade, que participaram ativamente da comemoração. Além dos matonenses, as delegações de Araraquara, Taquaritinga, São Carlos e Ribeirão Preto também estiveram presentes.

Durante todo o dia, entre 9h e 21h, o público participou das atividades culturais que marcaram o lançamento do Livro dos Espíritos, principal obra da Doutrina Espírita fundada por Allan Kardec.

No grande auditório ocorreram os principais eventos. Palestras com espíritas conhecidos em todo o Brasil, como o professor baiano Divaldo Pereira Franco, o físico carioca José Raul Teixeira, o juiz de direito paulista José Carlos de Lucca e a médica paulista Marlene Nobre.

O público assistiu a palestras sobre o papel da família, assistência a pessoas com deficiência, a construção do bem, a presença dos ensinamentos cristãos na Doutrina Espírita, filosofia espírita para crianças, entre outros temas.

Houve também shows de música e dança, com destaque para a dança dos cadeirantes das Casas André Luiz, um interessante balet envolvendo pacientes em cadeiras de rodas e bailarinos.

No pavilhão 3 do Centro de Convenções, cinco salas com capacidade para 200 a 400 pessoas apresentavam outros palestrantes, além da exibição de filmes e documentários sobre a temática do Espiritismo.

Uma exposição com centenas de fotos históricas sobre espíritas brasileiros e estrangeiros foi instalada no pavilhão 1.

O evento contou também com um megafeirão de livros espíritas com mais de quatro mil títulos. Vários autores estiveram presentes para autografarem livros e encontrar leitores.

Importância

O escritor e médium espírita Abel Glaser, presente no setor de autógrafos, disse que foi muito importante a presença dos espíritas matonenses neste evento. “Eles são os representantes do grande espírita brasileiro, considerado o Bandeirante do Espiritismo, Cairbar Schutel, que há mais de 100 anos fincou suas bases em Matão, realizando um trabalho que prossegue até os dias de hoje”, afirmou Abel.

No final do evento houve uma homenagem ao médium e orador Divaldo Pereira Franco pelos seus 80 anos de idade e 60 anos de Divulgação Espírita através da oratória, de sua mediunidade e do trabalho social que realiza em Salvador (BA), na Mansão do Caminho, que atende a mais de três mil crianças diariamente.

A Rede Boa Nova de Rádio e a TV Mundo Maior transmitiram o evento ao vivo para toda a grande São Paulo e para o mundo via internet.

Mais informações sobre o evento pelo site da rádio http://www.radioboanova.com.br/index.php ou da tv http://www.tvmundomaior.com.br/.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/