[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos anuncia um Centro Municipal de Audiovisual

Por: ANDREA VERGAMINI DE CASTRO

17/04/2007

Com proposta de revitalização do centro da cidade de São Carlos, o prefeito Newton Lima anunciou a compra do antigo Cine 1 para instalação do Centro Municipal de Audiovisual, onde funcionarão o Cine São Carlos, a TV Educativa de São Carlos e a Midiateca Pública Municipal. Ainda sem previsão de inauguração, o Centro terá como diretrizes de trabalho a promoção e acesso à arte e a contribuição na revitalização do centro da cidade.

Será um local para realização de reuniões, encontros e outras atividades relacionadas com as artes. A reativação do Cine São Carlos oferecerá mais uma sala de projeção de 35 mm para sessões gratuitas para estudantes e também filmes do circuito comercial. A escolha do prédio para montagem do centro de audiovisual levou em conta a existência de um auditório que comporta 600 pessoas.

“O motivo de o prefeito ter tomado tal decisão foi tentar retomar a ‘Sessão Maldita’, que marcou época em São Carlos por volta da década de 1970”, afirmou Telma Oliveira, chefe do Setor de Cultura e Arte da Prefeitura de São Carlos. “Temos um orgulho muito grande de ter implantado o cinema nos bairros, que leva cinema de qualidade à população dos bairros, e agora incrementaremos ainda mais o acesso à arte com o Cine São Carlos”.

Telma explicou que a Midiateca Pública será responsável pela preservação das produções do município, pelo acervo de DVDs, Cds e filmes que a prefeitura já possui e que podem ser acessados nas bibliotecas municipais através do SIBIS - Sistema Integrado de Bibliotecas. Por promover a reunião deste acervo, a prefeitura espera contar com a colaboração de instituições como as universidades da cidade para complementa-lo, além da aquisição de novos materiais.

Foram desembolsados na compra do prédio R$ 700 mil e ainda não foram confirmados os valores das licitações para a realização da reforma. Quanto aos materiais utilizados, está em estudo uma forma de fazer uma parceria com uma empresa distribuidora de filmes do circuito comercial, para que estes também possam ser exibidos na nova casa. Além do encaminhamento, a Câmara de Vereadores tem a proposta de um convênio para regularizar a contratação de uma empresa, propondo parceria na exibição de filmes.

Gesselina Gaspar, 64 anos, dona de casa, está surpresa e encantada com tamanha preocupação pela cultura da cidade. “O prefeito Newton Lima está nos impressionando pelas mudanças e revitalização feitas na cidade. Só nestes últimos anos reformou o Teatro Municipal, a sede de governo, trouxe o hospital escola e, agora, criou esse importante centro de cultura, onde nossas crianças e adolescentes poderão desfrutar com muito gosto de atividades culturais que os engrandecem, banindo a violência e o mau caminho de suas vidas”.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/