202101180401

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Estado nega fechamento da Oficina Cultural de São Carlos

Por: ANDREA VERGAMINI DE CASTRO

17/04/2007

Uma manifestação em defesa da Oficina Cultural de São Carlos pode ter bloqueado um movimento que visava fechar, ou ao menos reduzir, as atividades dessas instituições. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura informou, após o fato, que os planos não contemplam acabar com as oficinas, anunciando a abertura de outras três, em cidades do interior.

Aproximadamente 50 pessoas participaram da manifestação, representando a Câmara Municipal de São Carlos, Rádio UFSCar, Cine UFSCar, SPAL, Tenda Amarela, Casa do Artista, UMES, entre outras, além de usuários, artistas e educadores. Os manifestantes reuniram-se na frente da sede da Oficina, no fim da tarde de 15 de março, na Rua São Paulo esquina com a Geminiano Costa.

Em resposta ao movimento, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura informou que não há intenção de fechar a Oficina Cultural e que a nova gestão pretende manter as 22 existentes no Estado, além de abrir mais três unidades em São José dos Campos, São José do Rio Preto e em Araçatuba. A secretaria também informou que o governo cortou parte da verba destinada às Oficinas Culturais por motivo de diminuição de gastos.

O músico e estudante Fred Gomes, revoltado com a possibilidade de fechamento da Oficina, declarou que “governantes fecham bares mais cedo, proíbem festas em vários lugares, tiram uma casa cultural da cidade e depois não entendem porque estoura a violência do outro lado". Para Gomes, população sem espaços de manifestação da cultura significa "corda no pescoço da nação”.

Segundo uma das organizadoras do evento, a artista plástica Lívia Martucci, “a manifestação veio colocar em pauta a discussão sobre o fechamento das Oficinas Culturais do governo do Estado”. Com a nova gestão estadual houve uma reformulação da política pública cultural e os manifestantes temem o fechamento de várias oficinas, a diminuição na oferta de cursos, assim como a redução do valor da carga horária paga aos profissionais, o que é negado pelo Estado.

Martucci alertou que "tudo ainda não foi muito bem explicado à população e por tal motivo, o manifesto fez-se necessário". Para ela, os gestores, usuários e público em geral precisam tomar consciência de que "o Governador não está muito preocupado com a difusão da arte e da cultura no Estado, muito menos interessado em escutar sobre o que a população quer e necessita realmente". Outro polo de preocupações, assegura a artista plástica, são os funcionários, apreensivos em relação aos seus empregos.

CONCEITO

A Oficina Cultural Regional Sérgio Buarque de Holanda atua incentivando o surgimento de grupos organizados para promover atividades culturais na cidade e região. A Oficina foi inaugurada em novembro de 1990 e funciona no seu endereço atual desde setembro de 1998, em um prédio com aproximadamente 850 m2, dotado de ateliês, laboratório fotográfico e auditório.

As atividades desenvolvidas geram produtos finais (como espetáculos, apresentações, exposições ou outros bens culturais), incentivam e orientam a organização de grupos permanentes. Esses mecanismos, de acordo com o planejamento de cada Oficina Cultural, ampliam sua inserção no meio social e solidificam suas relações com o público e o processo cultural, conforme material de divulgação da instituição.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI