Ageuniara

Ovos de Páscoa ficam 5% mais caros em 2007

Por: ALISSON MONTEIRO SILBERSCHMIDT

26/03/2007

Os ovos de Páscoa estão 5% mais caros.A constatação é de gerentes de supermercados de Araraquara(SP) que estão divididos sobre o impacto do aumento nas vendas ao consumidor.

Embora haja redução na compra de artigos de Páscoa por estabelecimentos de médio e pequeno portes, as lojas de grandes redes apostam num crescimento em até 15% em função do apelo comercial da data.

Gilvan Pereira da Silva,encarregado da sessão de ovos de Páscoa de um supermercado de porte médio em Araraquara,diz que,neste ano, as vendas dos produtos relacionados com a Páscoa terão uma queda em relação ao ano passado devido ao aumento de 5% do valor dos chocolates.“No ano passado foram compradas aproximadamente 130 caixas de ovos de Páscoa e, neste ano, compramos mais ou menos 110 caixas”, ressalta.

Segundo Tiago Rodrigo Mariotto,encarregado da mercearia de um hipermercado,apesar do aumento, a expectativa de vendas é positiva."Deve crescer cerca 15% em relação ao ano passado,quando o estabelecimento vendeu mais de R$ 1 milhão em artigos de Páscoa", informa.

Para a consumidora Ângela Rego, os preços dos chocolates estão muito altos em relação ao ano passado. Mas ela ressalta que, mesmo assim, não dá para deixar de comprar os ovos para os netos.

Outra consumidora, Patrícia Veiga, acredita que está mais fácil comprar os ovos porque ela pode parcelar em várias vezes a compra, apesar do preço estar mais alto.

Em um ponto os representantes das lojas ouvidas concordam: o período de Páscoa estimula a venda de chocolate e de outros artigos. Na expectativa de atender a filhos, netos ou namorados muitos consumidores devem esvaziar as prateleiras de ovos de Páscoa dos supermercados até à véspera do dia 8 de abril.

De acordo com o economista Eduardo Róis,de Araraquara,o aumento de 5% nos artigos relacionados à Páscoa é resultado do crescimento em função da demanda por se tratar de uma data comemorativa tradicional.

Ele explica que os comerciantes percebem esse aumento pela demanda e, em consequência disso, vem o aumento dos preços nos artigos de Páscoa. "A renda sobe, esse aumento é tímido, mas faz com que os comerciantes fiquem satisfeitos com o resultado",analisa o economista.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/