Ageuniara

Cine Teatro preserva compromisso com a cultura e o lazer

Por: DAVID CONRADO LIESENBERG

27/03/2007

O Cine Teatro de Matão(SP),o único cinema da cidade, passou por mudanças estruturais e administrativas, desde sua inauguração,em 27 de agosto de 2003, e será ampliado para oferecer mais alternativas para a população.O objetivo é propiciar cultura e lazer ao público.

Em 2003,os matonenses ganharam uma sala de exibição com 312 modernos assentos e uma qualidade encontrada nos melhores cinemas do país. Por mais de 20 anos – época em que o último cinema da cidade fechou suas portas – o público ficou impossibilitado de assistir às grandes produções cinematográficas na “telona”.

Além de cinema, o local possui estrutura para teatro. Aciona-se um botão,a tela de projeção é erguida e dá lugar a um espaçoso palco.

O camarim não deixa a desejar a nenhuma estrela. Uma lanchonete com refrigerante e pipoca, imprescindíveis diante de um bom filme, ficam à disposição do público. Conforto e limpeza garantem agradáveis momentos no Cine Teatro de Matão.

As mudanças iniciaram-se em março de 2006, depois que os antigos proprietários venderam a empresa para os donos do prédio onde está estabelecido, na Rua João Pessoa, 842, no centro de Matão.“Neste ano estamos com bons filmes.Desde que assumimos, passamos a ter melhor contato com as empresas cinematográficas. Agora,fazemos parte do circuito nacional”, disse Valéria Pereira da Silva Tadiotti, atual proprietária do Cine Teatro.

A idéia é construir outra sala para trabalhar com o teatro e outros eventos, independente do cinema. “Queremos transformar este espaço num pequeno centro cultural com várias atividades”, afirma Valéria, que aguarda apenas a aprovação da planta para iniciar as obras de ampliação.

Conforto

O comportamento do mercado de salas de exibição no Brasil apresenta um crescimento substancial desde 1997, motivado por um novo modelo de exibição cinematográfica em salas multiplex, mais confortáveis e luxuosas.

O Cine Teatro atende aos quesitos desta nova geração de salas e parece ter fôlego para competir com as videolocadoras, com a pirataria de DVDs e até com as TVs de plasma que pretendem imitar o cinema, levando-o para dentro de casa. Sobre isso, Valéria responde com convicção: “O cinema é muito mais do que tudo isso”.

O Cine Teatro também participa de projetos culturais em parceria com escolas. No projeto-escola, ao preço simbólico de R$ 2,50, o aluno assiste a um filme, cuja temática é abordada pelo professor antes e depois da exibição.“Neste ano pretendemos exibir filmes que tratam de inclusão social e ecologia”, reitera a proprietária.

Além da parceria com escolas, a organização do Cine Teatro está disposta a oferecer uma programação que atinja a todas as idades.

Segundo dados do IBGE (2001-2003), dos 5.561 municípios brasileiros, 84,5% não têm teatro e 92% não têm sequer uma sala de cinema. A maioria dos cinemas existem em cidades com mais de 500 mil habitantes. Matão, com uma população de 71.755 habitantes, contraria os dados acima e possui o moderno Cine Teatro, que está à disposição dos cinéfilos da cidade e região. Para saber a programação acesse o site http://www.cineteatromatao.com.br ou pelo telefone 16 3384-7777.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/