Ageuniara

Ribeirão Bonito prepara centenário da igreja Matriz

Por: LUCAS EDUARDO CASTRO MASCARO

22/03/2007

A igreja Matriz de Ribeirão Bonito(SP), que tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Cana Verde,comemora seu centenário, no dia 29 de setembro.

Para marcar esta data histórica a igreja passa por uma reforma que envolve desde a pintura interna e externa até a recuperação dos vitrais, sistemas elétrico e eletrônico.

De acordo com padre Morales,pároco da Matriz a motivação maior para a reforma foi o centenário."E eu entendi que toda a população ajudaria na reforma, pela igreja ser um patrimônio da cidade", completa.

Para arrecadar dinheiro foi criado um projeto intitulado: "Um Projeto de Fé", que contou com a colaboração das famílias da cidade, que ajudaram com R$50,00 que poderia ser pago em cinco prestações, tendo no final,o direito a participar no sorteio de uma televisão, além de doações espontâneas realizadas por pessoas com melhores condições de vida.

A meta é que a Igreja fique pronta até o dia 29 de setembro de 2007, contando com a reforma inteira, e já com bancos novos. Cerca de R$ 200 mil, será gasto na reforma, incluindo a reforma do salão paroquial.

A tradicional "Festa de Agosto", realizada em 2006, no mês do padroeiro da cidade, teve toda a sua renda destinada à reforma e a que acontecerá neste ano terá o mesmo objetivo.

A festa contará com a barraca principal, onde terá jogos de bingo, boi no rolete, campanha do gado, entre os sitiantes colaboradores. Na praça a diversão das crianças será o parque de diversões e,em 2007, um dos destaques serão as barraquinhas instaladas ao redor da praça.

Colaborador ilustre

A igreja que tinha uma arquitetura do século XIX, onde poucos se lembram, hoje tem uma “cara” mais nova.“Meu sogro contava que brincava no alicerce da Igreja”, lembra Antonio José Galdino, de 98 anos, que foi o maior colaborador da igreja de todos os tempos.

“Trabalhei seis décadas para igreja, em benefícios, fiz tudo pela igreja, pela cidade e pelo povo”, conta o senhor Galdino, que trabalhou mais de 60 anos em função da igreja,quando exerceu várias funções como a de tesoureiro.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/