Ageuniara

Acupuntura conquista cada vez mais adeptos

Por: MARIA CECILIA GAMBA ILHO SENHORAES

22/11/2006

A Acupuntura é a prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa, usada há mais de 4.000 anos no Oriente e, agora, difundida no Ocidente. Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação cientifica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos meridianos ou canais de energia passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas,como tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.

“A Acupuntura traz muitos benefícios à saúde, ela traz o equilíbrio orgânico, através do equilíbrio energético” diz Josemar F Belen, fisioterapeuta com especialização em Acupuntura,de Boa Esperança do Sul(SP).

Nos trajetos dos meridianos foram mapeados pontos que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo.

Ficará a critério do médico Acupunturista selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente, de acordo com as sua desarmonias e características.

“Os pontos que são aplicadas as agulhas da Acupuntura são pontos de baixa impedância da pele e são considerados de terminação nervosa teleférica”, ressalta Belen.

Na Acupuntura, as agulhas são usadas em micro sistemas como crânio, orelha e outras áreas, ou não usam agulhas mas outros instrumentos.

É vasta as formas complementares para agir sobre a energia dos meridianos."O tratamento é utilizado nas dores, em geral, como dores lombares, ciática, enxaqueca e até mesmo a obesidade", explica Sonia dos Santos Garcia, Terapeuta Holística.

A medicina alternativa tem se aproximado muito nos últimos anos da medicina convencional. E hoje admitem a possibilidade de incorporar características uma da outra.

"A Ocidental baseia-se em análises e radiografias, mas não aborda o todo orgânico. Já a medicina tradicional chinesa é eficaz na regulação de todo o corpo. Penso que a combinação das duas medicinas seja perfeita e muito benéfica para as pessoas", diz Belen.

A Acupuntura aplicada por médico assegura que não está sendo tratado apenas o sintoma, mas também as doenças energéticas que são diagnosticadas clinicamente e que são a base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente.“A Acupuntura trouxe resultados ótimos no meu cotidiano como: ansiedade, TPM e demais tensões do dia-a-dia”, afirma a estudante Maiza l. Antonio.

Hoje a medicina alternativa anda se expandindo muito rápido pelo mundo todo. A medicina não é um sistema filosófico, fechado e imutável, como são as religiões e muitas das terapias alternativas. Ela é uma área do saber que agrupa as eficientes técnicas conhecidas para tratar doenças e, portanto pode incorporar coisas que nasceram fora dela.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/