[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Água da chuva é reaproveitada por empresas

Por: MARLON RODRIGO TAVONI

29/11/2006

Empresas de Araraquara estão reaproveitando água da chuva para presevar o meio ambiente. De acordo com um levantamento do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a cidade já possui oito empresas que fazem o reuso da água para diversas finalidades.

Cada morador de Araraquara gasta por dia 250 litros de água, volume 20% maior que a média nacional. No verão, o consumo aumenta mas as nuvens carregadas, típicas da estação, são alternativa para o uso racional da água. Uma empresa de manutenção de bombas hidráulicas faz o reaproveitamento do que antes ia para o ralo. As calhas levam a água para tubos que enchem as caixas usadas para o armazenamento.

A água captada da chuva não é própria para o consumo, mas é utilizada, por exemplo, para lavar a linha de produção. Nos meses chuvosos a economia de água na empresa chega a 30% — a conta caiu de R$ 450 para R$ 300. A diferença pode parecer pequena mas é o equivalente a todo gasto da empresa com materiais de limpeza.

Segundo o gerente da empresa, Francisco Carlos Anaia, hoje apenas 20% da água de chuva que cai no telhado é coletada, mas no futuro a intenção é captar 100%. A empresa faz parte de um grupo que se reúne pelo memos uma vez por mês no CIESP. O foco principal das discusões do chamado grupo do meio ambiente é conciliar desenvolvimento econômico e preservação dos recursos naturais.

De acordo com o gerente regional do CIESP, Airton Bertochi, as indústrias por muito tempo foram criticadas como as que denigrem e estragam o meio ambiente, mas hoje não, pois a responsabilidade social das empresas está presente e os empresários vem assumindo uma nova posição.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/