[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto "Bom de bola, bom na escola" forma atletas e cidadãos

Por: DANILO VALTER CIVOLANI

21/11/2006

O projeto “Bom de bola, bom na escola” do grupo Fischer-Citrosuco foi lançado em 2003, na cidade de Matão. Além de reforço na educação e na cidadania, garante prática esportiva (futebol), atividades educativas e culturais e atendimento médico aos participantes.

O projeto atende 110 garotos com idade entre 7 e 16 anos. Além da freqüência escolar obrigatória, outra exigência é o aproveitamento escolar. Dentre as atividades culturais destacam-se visitas a museus, exposições, teatros, cinema, biblioteca e participação em atividades cívicas. Tendo em vista que a pretensão é gerar oportunidade de desenvolvimento econômico e social para os mais carentes, a eles são destinados 80% das vagas.

A empresa faz uma seleção com todos os inscritos e visita a residência de cada um. Conseqüentemente é feita a escolha dos mais carentes.

Ao atingir 17 anos, os adolescentes que não se destacam no futebol deixam o projeto, podendo ser indicados a empresas locais para aproveitamento profissional. É o que afirma o coordenador de projeto do grupo Fischer-Citrosuco, Laerte Reis.

“Existe uma junção entre educação e esporte e temos de manter quem se destaca não somente na escola, mas também quem tem facilidade no futebol. Se um garoto não leva jeito para o futebol, cede a oportunidade a outro. Na medida do possível, podemos encaminhar esses jovens a outras empresas”, explica Laerte Reis.

O projeto, além de incentivar os meninos ao estudo, cultura, bem estar e convívio social, já conseguiu importantes resultados. Nos dois primeiros anos de atividade, o aspecto de aproveitamento escolar foi considerado gratificante pela emrpesa. Os alunos tiveram em média 1,84 ponto de aumento na média das notas, 10% de aumento na freqüência escolar e 21% de melhorias no comportamento escolar, informa Reis.

Outra demonstração de sucesso são os títulos conquistados. Campeão regional da liga Araraquarense 2003, categoria sub-17, municipal Matão 2004, categoria sub-13 e sub-15, liga Araraquarense 2004, categoria sub-15 e sub-13, municipal Matão 2005, categoria sub-13 e sub-15. Vice Campeão regional de Iacanga 2002, categoria sub-15 e mini campo do clube Sorema em Matão 2003, categoria sub-11.

O grupo Fischer-Citrosuco ainda mantém um convênio com a Unimed. A empresa de saúde presta assistência médica e hospitalar aos participantes, oferecendo o que há de melhor na região.

Vera Lúcia Lira, funcionária da Unimed, explica como funciona essa parceria: “O objetivo da Unimed é não só aplicar a medicina curativa que envolve consultas, exames, raio-x, fisioterapia, internações clínicas e cirúrgicas, mas principalmente cuidar da saúde desses garotos, visando reduzir o risco de doenças e melhorar a qualidade de vida através da medicina preventiva. Isso é feito por meio de palestras, campanhas educativas e orientação de hábitos saudáveis aos futuros atletas”, informa.

A família do garoto Gean Loureiro da Silva sabe dos benefícios ao filho. Sua mãe, Lourdes da Silva, já percebeu melhorias na escola. “Além dele se motivar pelo futebol com os treinos e campeonatos, meu filho melhorou as notas em algumas matérias que tinha certa dificuldade, como química e matemática. Eu acredito que a motivação foi fundamental. O projeto é maravilhoso sem nenhum custo, somente traz benefício”, diz.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/