[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

UFSCar consegue concessão para implantar rádio educativa

Por: ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

08/11/2006

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conseguiu, no Ministério das Comunicações, a concessão para implantar uma emissora de rádio FM educativa na freqüência de 95,3 MHz,em seu campus na cidade.

Como a concessão já foi publicada no Diário Oficial da União, em breve a universidade poderá colocar a rádio no ar em caráter experimental. Nesse período, a programação ocupará quatro horas diárias. A emissora servirá de base para o curso de Imagem e Som, que terá um canal para veicular a produção dos alunos.

Há quatro anos, quando a solicitação do canal deu entrada no Ministério das Comunicações, foram criados dois grupos de trabalho, um de conteúdo e outro de tecnologia. Esse processo resultou em várias diretrizes. As principais são o compromisso com a diversidade cultural, social e musical, e o envolvimento com a comunidade.

Segundo a jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar, Mariana Pezzo, a emissora tocará todos os estilos, além de apoiar uma produção que normalmente não toca em rádios comerciais.

“A rádio vai exercer papel fundamental na formação de pessoas em âmbitos específicos como os alunos da Imagem e Som e de outros cursos; e formação para a democratização da comunicação, para que as pessoas tenham acesso aos meios de produção”, disse.

De acordo com o reitor, Osvaldo Baptista Duarte Filho, a implantação da rádio era um sonho antigo da instituição. “A rádio será um instrumento mais intenso de comunicação com a sociedade. Nossa rádio terá um papel educativo, para dar chance à diversidade, aos artistas, atuando junto à comunidade”, ressaltou.

Duarte Filho disse ainda que a UFSCar aguarda a concessão de uma emissora de televisão. “Enquanto isso não acontece vamos utilizar a TVE-São Carlos, emissora de canal aberto da Prefeitura Municipal, para que nossos alunos possam produzir programas educativos e culturais”, finalizou. NO momento, o canal educativo da Prefeitura só retransmite a programação da TVE do Rio de Janeiro.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/