202101170519

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Parque Ecológico de São Carlos comemora 30 anos

Por: EDUARDO MANSO IMPARATO

01/11/2006

Em outubro o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” comemorou 30 anos de fundação em São Carlos. Recebendo a visita de cerca de 120 mil pessoas por ano, o PESC caracterizou-se por ser um dos únicos zoológicos do Brasil a especializar-se em manejo de fauna da América do Sul, em especial as espécies ameaçadas do Brasil.

Atualmente o PESC tem em seus 84 recintos cerca de 650 animais, divididos em 94 espécies. Além disso, o Parque possui os maiores recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil.

O Parque Ecológico foi anteriormente a Piscina Municipal do Espraiado e há cerca de 20 anos passou a ser somente Parque Ecológico. No período de transição entre Piscina Municipal e Parque Ecológico, o PESC pertenceu à UFSCar mas, atualmente, é mantido somente pela Prefeitura.

Palestras, cursos e exposições deram início às comemorações de 30 anos do Parque Ecológico que vem realizando atividades oferecidas para grupos de estudantes e outras pessoas que tenham interesse em conhecer mais sobre animais silvestres brasileiros e meio ambiente.

Segundo Fernando Magnani, diretor do PESC, a educação ambiental vem se tornando fator preponderante dentro dos zoológicos. "Não adianta preservar o meio ambiente sem ensinar, principalmente às crianças e adolescentes, o porquê da grande importância das espécies animal e vegetal para a boa qualidade de vida de nós, seres humanos”, afirma o biólogo.

Para a segunda quinzena de novembro está programada uma exposição de fotos e gravuras sobre a natureza, mostrando um passeio fotográfico pelos diversos ecossistemas brasileiros e sua riqueza de animais e plantas.

“O Parque, ao longo desses trinta anos, vem se tornando uma verdadeira escola viva pois oferece, através de seu Centro de Educação Ambiental, oportunidade de pesquisas com consultas através de sua mini-biblioteca, mini-videoteca e auditório para 53 pessoas equipado com TV, vídeo, projetor de slides e retroprojetor, para a realização de palestras e congressos durante as atividades que fazem parte do ano letivo do Parque Ecológico”, informa o diretor do Parque, Fernando Magnani.

Mais informações sobre o Parque Ecológico de São Carlos estão disponíveis no site www.pesc.org.br, ou pelo telefone (16) 3361-4456.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI