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Prefeitura de Matão vai premiar contribuintes que pagarem em dia

Por: DANILO VALTER CIVOLANI

22/10/2006

A Prefeitura de Matão está lançando a campanha “Imposto que dá Prêmios”, que premiará os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do IPTU e as empresas e trabalhadores autônomos que quitarem a Taxa de Licença.

Serão sorteados dois automóveis 1.0, duas motos 125 cilindradas, duas geladeiras e dois televisores de 20 polegadas. O sorteio dos prêmios será realizado no dia 10 de março de 2007, na praça Dr. Leônidas Caligua Bastia, no Centro.

Os cupons foram divididos em duas séries, vermelha e verde. A série verde vai premiar as pessoas que pagarem em dia os impostos do ano de 2006. A série vermelha vai distribuir prêmios para aqueles que não tenham débitos com a Prefeitura anteriores a 2006. Os cupons serão entregues diretamente na residência dos contribuintes.

”Quando pagamos os impostos em dia, estamos colaborando para que a Prefeitura realize obras em nossa rua, bairro e em toda a cidade. São serviços necessários como asfalto, iluminação, escolas, distribuição da merenda escolar, construção e manutenção de creches, postos de saúde e áreas de lazer. Para realizar tudo isso é necessário que o poder publico tenha recursos financeiros, que são arrecadados através dos impostos”, explica o secretário da Fazenda, Moacir Bertaci.

O objetivo da campanha, segundo o secretário, é auxiliar na arrecadação dos tributos de competência do município, que conta hoje com uma inadimplência de R$ 9 milhões. “Com a campanha a meta é diminuir 15% deste valor. Por isso, é melhor para o município adquirir os prêmios e promover a campanha do que efetuar o desconto das multas e dos juros para os contribuintes que estão inadimplentes. É uma maneira de premiar quem paga os impostos em dia”, disse.

A campanha já foi realizada ano passado, um fator que estimula os organizadores. “Ano passado partimos do mesmo princípio, ou seja, premiar quem paga em dia com descontos e posterior sorteio desde carros até viagens. Diminuímos em torno de 8% a inadimplência naquele ano”, afirma o secretário.

Para o vereador da oposição, Moacir Maturo (PSDB), questiona-se a forma como está sendo feita, já que é uma obrigação do contribuinte o pagamento correto. “O objetivo é sempre ajudar a cidade a cobrir seu déficit, mas não podemos esquecer que esse compromisso é dever do cidadão. A Prefeitura está, na verdade, querendo melhorar sua imagem junto à população. Os gastos feitos em premiações e serviços são maiores em relação aos que ocorreriam com os atrasos no pagamento, como multas, atos judiciais, etc. Ano passado já houve esta campanha e o número não foi o suficiente, ou seja, muito gasto na campanha e o retorno não foi o esperado. Acredito que possa haver outra forma para diminuirmos os atrasos do IPTU sem essa prática política”, protesta o vereador.

O empresário do setor lojista, Marcelo Oliveira Mendes, acha interessante a campanha como forma de incentivar não somente os empresários de todos os ramos, mas também a população contribuinte, pessoa física. “Mais uma vez a Prefeitura age com responsabilidade, pois uma campanha de âmbito municipal vai contribuir com o orçamento que deve ser revertido a nós, empresários e moradores em geral, com benefícios importantes para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirma.

Já a dona de casa Rosa Arcília Rozani lembra que ano passado pagou seu IPTU com antecedência tendo um benefício de 10% de desconto. “Aqui em casa pagamos sempre em dia, se não tivermos problema financeiro sempre ficaremos em dia com a Prefeitura para concorrer aos prêmios e ajudar a cidade”, diz a moradora.

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