Ageuniara

Araraquara ganha curso de Mecatrônica

Por: HUNCAS CARVALHO MONTEIRO

11/10/2006

A escola "Profa. Anna de Oliveira Ferraz", conhecida como Industrial, de Araraquara(SP) vai oferecer, a partir do primeiro semestre de 2007, o curso técnico de Mecatrônica que visa preparar profissionais para a elaboração de projetos de sistemas convencionais e de automação para programas, controles, instalações e manutenção em nível industrial.

O curso oferece também o planejamento e realização da manutenção preventiva e corretiva desenvolvendo, assim, processos de automação e montagem.

O objetivo é a melhoria contínua da segurança do trabalho nas linhas de montagem e, conseqüentemente, a melhoria de processos de fabricação seguindo os critérios de qualidade, prestando assistência técnica e atuando em equipe para coordenar todos os processos da produção.

A Mecatrônica é um sistema que integra o domínio sobre processos de manufatura, gestão dos sistemas de informação, sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, tecnologia dos sensores e atuadores hidráulicos e pneumáticos. Atua também em atividades de engenharia de projetos de automação, de produtos e de manutenção nas indústrias de processos contínuos. Como as industrias automobilísticas, de informática, eletrônica, mecânica, química, farmacêutica e de alimentos.

A idéia de trazer o curso para Araraquara teve problemas, pois, alegava-se que outras cidades próximas como São Carlos(SP) e Matão(SP) já apresentavam o curso não sendo necessário abrir o curso na escola técnica da cidade. Porém, o diretor da instituição, Vicente Scarambone e o coordenador de Área,professor Donizeti Pereira montaram um dossiê com seis folhas com nomes e RGs de pessoas interessadas no curso, além disso, segundo Scarambone e Pereira foi necessário um trabalho qualificado e constante que durou um ano e meio, é muita burocracia.

Implantação

A implantação do curso passou até por uma manifestação da comunidade, muitas empresas participaram por escrito como a Rocatti, Femsa (Kaiser), Sachs, IESA, Embraer, Gyl, Nestlé e usinas de açúcar e álcool.

Segundo o professor Pereira “a formação de mão-de-obra qualificada de nada adiantaria se não houvesse um nicho de trabalho”. A Embraer, por exemplo, declarou ter interesse nesses profissionais, inclusive, na contratação de estagiários.

O curso ensina a integrar conhecimentos de elétrica, eletrônica, informática e mecânica assim como automação da manufatura, informática industrial e controle de processos.

Os interessados no curso, em primeiro lugar terão que prestar o vestibulinho. As inscrições tiveram início segunda-feira passada (2/10) e se encerraram quarta-feira, 11. O curso é totalmente gratuito e o aluno contribuirá com a Associação de Pais e Mestres (APM), mas não é obrigatória.

Exemplos de mercado de trabalho para profissionais formados no curso de Mecatrônica seria caixa automático de Bancos, Máquinas de Café Expresso, processos de produção automática de bebidas, suco de laranja, açúcar e álcool, sistemas automáticos de vôo, sistemas de combustível de veículo, integração homem/máquina, integração de sistemas produtivos, em geral, e em indústrias como: Nestlé, Cutrale, Embraer, Sachs, Rocatti, Usinas de Açúcar e álcool, indústrias alimentícias e farmacêuticas (FURP).

Mais informações pelo telefone (16) 3336-6636 ou 3336-6155.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/