202101270046

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Formação docente é obtida apenas em cursos de Licenciatura de Pedagogia

Por: ANDRE LUIZ LOURENÇO

19/09/2006

Lecionar para turmas de educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental passa a exigir do professor uma nova formação, encontrada apenas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, de acordo com as determinações da Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, vigente desde o dia 15 de maio de 2006.

Proposto desde dezembro de 2005, o novo parecer, em linhas gerais, valida apenas o curso de Pedagogia como formador de docentes, extinguindo portanto, o curso Normal Superior ou qualquer outro ensino semelhante responsável pela formação de profissionais da educação.

Criados em 1996 com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Institutos Superiores de Educação e os cursos Normais Superiores surgiram com a proposta de apenas em 3 anos (2,8 mil horas de atividades acadêmicas) preparar profissionais que atuariam na salas de aula – cabendo aos cursos de Pedagogia uma formação de diretores, inspetores ou orientadores.

Segundo Uilian Folsta, coordenador do Normal Superior do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), esta nova proposta trouxe aos intelectuais da educação e pedagogos um certo desconforto, ou seja, viam o curso Normal Superior com características profissionalizantes e, portanto, um curso que não atenderia uma formação mais abrangente e profunda, indispensável ao novo educador.

De acordo com as novas exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC), os cursos deverão ter no mínimo 3,2 mil horas de trabalho acadêmico, necessárias para oferecer ao universitário formação mais profunda e desenvolvimento de habilidades, proporcionando no momento de sua atuação no campo educacional um ensino infantil interdisciplinar, de acordo com a idade média de cada turma.

As novas diretrizes atingem todos os cursos voltados para a formação de docentes, seja Normal Superior ou Pedagogia, determinando, no prazo de um ano, o enquadramento das Universidades dentro da proposta.

Os cursos em andamento e aprovados pelo MEC continuam com validade plena, devendo apenas atender às determinações da nova resolução. “A UNIARA está compondo um novo currículo baseado no atual curso Normal Superior, organizado pela professora Dra. Elenice Cammarosano, atualmente na UFSCar”, ressalta Folsta.

Dentro deste novo currículo da instituição, alunos que se encontram no primeiro ano de Normal Superior já estarão cursando o segundo ano de Pedagogia em 2007, restando aos alunos concluintes uma complementação, apenas para uma melhor formação e preparo para o mercado de trabalho.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI