[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Hemoterapia tem novos conceitos

Por: LUIZ GUSTAVO BORSETTI BALLESTERO

20/09/2006

Os conceitos de doador e receptor universal de sangue, na medicina transfusional atual, não são válidos. A compatibilidade se faz necessária mesmo em indivíduos do mesmo tipo sanguíneo.

É o que garante a doutora Cristina Marta de Oliveira, biomédica responsável pela manipulação de hemocomponentes do Hemonúcleo Regional de Araraquara da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da (Universidade Estadual Paulista)Unesp de Araraquara(SP).

Segundo Cristina, atualmente existe uma otimização no uso de hemocomponentes, onde são transfundidos ao paciente somente o que ele necessita.

Não se usa mais a bolsa de sangue total, mas os componentes do sangue separados a partir desta. A grande vantagem dessa novidade, entre outras, é que uma unidade pode conter o elemento desejado na maior concentração, porém em um volume menor.

O sangue total não coagulado possui uma parte sólida e uma parte líquida. A parte sólida é composta pelas células do sangue, ou seja, glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

A parte liquída do sangue, o plasma, também pode ser usada para o preparo de outros hemocomponentes como o Concentrado de plaquetas e o crioprecipitado(usado em hemofílicos).

Segundo a professora doutora Miriane da Costa Gileno, docente responsável pela disciplina de hematologia clínica do Centro Universitário de Araraquara-Uniara, esse novo procedimento multiplica as possibilidades de uma doação de sangue, além de minimizar os efeitos indesejáveis das tranfusões.

Vale lembrar que a doação de sangue é um ato de amor ao próximo e ajuda a salvar muitas vidas. O Hemonúcleo Regional da Unesp de Araraquara atende os doadores de segunda à sexta feira na avenida da Saudade s/nº, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O doador não deve estar em jejum para fazer a doação e deverá comparecer com um documento com foto.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/