Ageuniara

Jornada de Análise de Comportamento é destaque em São Carlos

Por: ANDRÉ LUIS DOS SANTOS

13/09/2006

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove entre os dias 7 e 8 de outubro a 5ª Jornada de Análise do Comportamento, mais conhecida como JAC.

O encontro realizado exclusivamente por docentes, alunos da graduação em Psicologia e da pós-graduação em Educação Especial da UFSCar, tem o objetivo de propiciar o estudo, o desenvolvimento e a expressão da abordagem comportamental, auxiliando na formação de novos profissionais que possam traduzir em condutas efetivas e significativas, integrada ao conjunto de necessidades sociais e das características culturais, além de provocar o senso crítico.

No dia 7, serão realizados a partir das 8h, os mini- cursos, cuja a programação conta com uma abordagem de temas que vão desde as possibilidades da análise do comportamento, a psicose na clínica comportamental, explicação, causalidade e determinismo no Behaviorismo radical, intervenção comportamental e de inclusão até modelos, behaviorismo e bases neurais do comportamento.

À partir das 14h começam os simpósitos com os temas de "Variáveis controladoras do comportamento humano", ministrado por Tereza Maria Pires Sério e Maria Amália Andery, ambas da PUC-SP, e "Criatividade e Variabilidade: aspectos conceituais e experimentais", ministrado por Carmen Bandini da UFSCar e Lourenço Barba.

Às 16h, incia-se as conferências "Análise do Comportamento e Economia Solidária" com Ana Lúcia Cortegoso da UFSCar e "O Behaviorismo Radical pode ser uma Filosofia da Mente?" com Carlos Eduardo Lopes da UFMS.

No domingo, dia 08, a partir das 8h será realizada a montagem de paineis e entrega dos arquivos das apresentações orais, seguido de uma mesa redonda. A partir das 10h30 dará inicio aos simpósitos de Análise do Comportamento no contexto hospitalar e estudo de casos clínicos.

Finalizando a jornada o evento apresentará a partir das 16h as conferências "Terapia analítico-comportamental: dos fundamentos à aplicação" ministrada por Roberto Banaco do núcleo de paradigma da PUC-SP e "Análise do Comportamento e Psicologia do Esporte" a ser ministrada por Cristiana Scala da Universidade de São Paulo(USP).

De acordo com a organizadora do evento, Maria Clara de Freitas, o evento busca promover o desenvolvimento e aplicação da análise comportamental.

“O evento tem o poder de nos colocar em contato com o que há de mais atual na área, esperamos atingir o maior número de interessados possível”, conta ela.

Já para a estudante do primeiro ano do curso de Psicologia, Letícia Mendonça,“o evento será uma forma com que estudantes e profissionais poderão interagir e trocar idéias, experiências e conhecimentos”, espera ela.

A JAC é indicada para estudantes e profissionais nas diversas áreas de atuação da Psicologia (psicoterapia, educação, organizações, saúde, administração pública, cultura, ecologia, trabalho cooperativo, consumo etc.), e interessados na análise do comportamento.

Todos os eventos acontecerão no espaço do teatro “Florestan Fernandes” e o preço da inscrição para estudantes da UFSCar é de R$20,00 e para os estudantes de outras entidades e demais interessados o preço da inscrição é de R$35,00.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no laboratório de estudos do comportamento humano; através do e-mail jac.ufscar@yahoo.com.br, ou pelo telefone (16) 3351-8492.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/