Ageuniara

Cartórios eleitorais pedem para eleitor retirar título pronto

Por: RICARDO AUGUSTO ITALIANO

04/09/2006

A 121ª e 410ª Zona Eleitoral de São Carlos alertam os eleitores que fizeram a inscrição eleitoral ou transferência do título até o dia 3 de maio, para que retirem o título o mais breve possível. Quanto mais cedo os títulos forem retirados, menores são as chances de filas e correria de última hora. Só a 121ª ZE/SP possui 526 títulos aguardando para serem retirados.

Segundo Marli Honório, chefe do cartório da 121ª ZE, as pessoas acima de 18 anos que não deram a entrada na primeira inscrição do título, ou aquelas que estão com os títulos cancelados pôr terem deixado de votar nas últimas três eleições, não há mais tempo de votar em 2006. A chefe orienta para que essas pessoas procurem o cartório eleitoral o mais breve possível para regularizar a situação. Somente em São Carlos há registro de 9.120 títulos cancelados.

Quem necessita retirar a 2.ª via do título pôr motivo de perda ou roubo, ainda há tempo. Basta o eleitor comparecer ao Cartório Eleitoral onde é inscrito até o dia 21 de setembro com os seguintes documentos: cédula de identidade ou certidão de nascimento, casamento ou carteira profissional. Passado este dia, Marli comenta que ainda é possível ao eleitor votar somente com a apresentação do RG, desde que saiba o local e o número da seção em que vota.

O voto é obrigatório para as pessoas entre 18 e 70 anos e facultativo para maiores de 16 anos, analfabetos ou maiores de 70 anos. A justificativa do voto só poderá ser feita no dia da eleição. Em São Carlos o eleitor deverá procurar uma das 39 escolas disponíveis para a justificativa.

Segundo dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE), só o interior Paulista nestas eleições será responsável por 20 milhões de eleitores. Nos municípios de São Carlos e Araraquara existem 286 mil eleitores aptos a votar.

A cidade de São Carlos possui 147 mil eleitores e Araraquara aproximadamente 139 mil. Assim como vem acontecendo em todo o Brasil, o eleitorado feminino dessas cidades pode decidir as eleições. Somando o número de eleitoras das duas cidades, elas superam em 8.437 o eleitorado masculino. Ou seja: as mulheres eleitoras superam os homens em 2,94%.

Os cartórios eleitorais de São Carlos e região já disponibilizam urna eletrônica para os eleitores que ainda encontram dificuldades em votar. O horário de atendimento é das 10 às 18 horas. Uma outra opção para quem deseja simular voto é acessar o "site" do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), www.tse.gov.br/eleicoes e procurar por simulação de voto.

A ordem de votação na eleição de 1º de outubro é: primeiro Deputado(a) Federal, segundo Deputado(a) estadual, terceiro Senador(a), quarto Governador(a) e quinto Presidente. Segundo Marli Honório, chefe do cartório, é importante que todos já levem anotados na ordem os números dos seus candidatos preferidos para facilitar a votação.

O último dia para a realização da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão no 1.º turno é o dia 28 de setembro. As propagandas em alto-falantes, amplificadores, carreatas e distribuição de panfletagens podem ir até o dia 30 de setembro.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, Marli diz que a melhor opção é procurar o cartório eleitoral da cidade. Ela ainda alerta que o T.R.E. e os Cartórios eleitorais não enviam e-mail a ninguém. Caso alguém receba mensagem pedindo atualização de dados, como vem ocorrendo freqüentemente, apague-a imediatamente, pois se trata de e-mail com conteúdo malicioso.

O endereço da 121ª e da 410ª Zona Eleitoral é Rua Nove de Julho nº 1932 e 1916, ambos no centro de São Carlos. Em Araraquara a 13ª Zona Eleitora fica na Av. 15 de Novembro nº 826 – Centro, e a 385ª na Alameda Paulista, 1417 – Vila Xavier

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/