[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara inaugura Farmácia Popular

Por: CARLOS ANDRE DE SOUZA

24/08/2006

Araraquara(SP) inaugurou, no dia 7 de agosto, a Farmácia Popular implantada, pelo governo municipal, no antigo prédio da Maternidade Gota de Leite.

O evento contou com a presença do ministro da saúde José Agenor Silva, do prefeito Edinho Silva, da secretária da saúde Eliana Honain e demais autoridades.

A Farmácia Popular é um programa criado pelo Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. São remédios que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população, disponibilizados a preço de custo.

Além das farmácias, o programa prevê a subvenção para a compra de medicamentos na rede privada. A lei, quando aprovada, permitirá que a população compre remédios de uma lista selecionada por um preço, no mínimo, 50% menor que o praticado atualmente.

Na unidade de Araraquara, 53ª inaugurada no estado, alguns remédios estão sendo vendidos por preços até 90% menores que os de varejo.

Para ter acesso aos medicamentos é necessário que o interessado se dirija à Farmácia Popular com receita médica ou odontológica. Não existe a necessidade de passar por processo de seleção ou de sistema burocrático.

Os medicamentos são oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) e também a clientes de planos de saúde particulares.

As obras de reforma e também de adequação da ex-Maternidade Gota de Leite para a Farmácia Popular, tiveram um investimento de R$ 44 mil, oriundos de recursos federais.

A abrangência atenderá cerca de 600 mil pessoas em toda a região, uma vez que a VII DIR (Direção Regional de Saúde) é responsável por 24 municípios.

Eliana Honain comemorou a entrega da Farmácia ao povo. "Esperamos fortalecer a política farmacêutica do município, através de um preço de medicamento acessível e que combata as patologias mais freqüentes", enfatizou.

Já para a aposentada Hilda do Carmo Faria, a Farmácia Popular é uma oportunidade de conseguir manter o orçamento da casa, pois ela gasta boa parte do seu salário em medicamentos.

"No meu caso, os medicamentos que eu utilizo estão disponíveis aqui por um preço bem menor. Para nós, aposentados, a implantação da Farmácia é de suma importância", declarou.

A Farmácia Popular está localizada na Rua Carlos Gomes, 1610, centro de Araraquara. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.As informações sobre as lista completa dos medicamentos oferecidos e as patologias atendidas podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800-611997) ou pela internet, no site (www.saude.gov.br).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/