Ageuniara

Atrações gratuitas realizam inclusão cultural em Araraquara

Por: JAIRO FIGUEIREDO FALVO

15/08/2006

A agenda cultural de Araraquara abre cada vez mais espaço para eventos gratuitos ou de baixo custo. Diferentes manifestações artísticas como teatro, dança, música e literatura são acessíveis a toda população. A Secretaria Municipal de Cultura, Sesc (Serviço Social do Comércio) e Sesi (Serviço Social da Indústria) de Araraquara são os principais realizadores desses eventos.

Os cinéfilos que não possuem dinheiro para pagar uma média de R$ 8,00 em tradicionais cinemas da cidade, podem assistir a filmes de ótima qualidade gratuitamente ou por um preço popular. Os amantes das artes cênicas podem assistir a peças profissionais sem ter que pagar uma média de R$ 40,00 das apresentações de Companhias Teatrais. E isso vale para outras manifestações culturais.

De acordo com o gestor de projetos da Secretaria de Cultura de Araraquara, Alcindo Sabino, o principal objetivo da realização de atrações com este caráter é proporcionar inclusão cultural. “Antigamente, moradores de bairros pobres viam o teatro municipal como algo distante, acessível apenas à elite da sociedade. Hoje, eles podem assistir a peças e até se apresentar, pois existem oficinas teatrais em diferentes bairros da cidade”. Sabino conta que todos os eventos realizados pela Secretaria possuem entrada gratuita ou com preços populares.

O gestor cita alguns eventos que fazem parte da programação anual da cidade, realizados pela Secretaria, como Semana Luiz Antônio Martinez Côrrea, Araraquara Rock (parceria com o Sesc), Festival de Dança, Samba nos bairros, Sarau Literário e Autos de Natal. Sabino diz ainda que a Secretaria realiza oficinas culturais gratuitas, que recebem cerca de três mil alunos.

Com uma média de 21 atrações gratuitas por mês, o Sesi Araraquara oferece diferentes modalidades culturais. Segundo o auxiliar de programação da entidade, Tiago Pilla, o objetivo das atrações é oferecer eventos de qualidade à população. Pilla ressalta a grande receptividade do público e destaca a “Viagem Teatral”, apresentação realizada pelo Sesi paulista que atrai grande público.

Freqüentador assíduo das atrações culturais de Araraquara, o publicitário Antonio Carlos de Mattos relata que a gratuidade ou o baixo custo incentiva sua ida aos eventos. “Todo início de mês vejo a programação das apresentações culturais na cidade e procuro freqüentar todas que puder”, confessa. O publicitário considera as atrações de ótima qualidade e observa que Araraquara oferece muitos eventos com este caráter.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/