Ageuniara

Projeto estimula hábito da leitura em Araraquara

Por: LUIZ GUSTAVO BORSETTI BALLESTERO

23/08/2006

A prefeitura de Araraquara(SP), em parceria com a fundação Volkswagen e com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) desenvolve o projeto “Entre na Roda”. O objetivo é incentivar e promover o hábito da leitura em profissionais da educação e na comunidade.

Segundo a professora Maria Estela Rodrigues Berti, já foram promovidos vários encontros com roda de leitura entre os educadores.A meta é estimular os educadores com o hábito da leitura e fazê-los contagiar seus alunos e a comunidade.

Os gêneros literários abordados são diversificados e envolvem desde jornais até clássicos da literatura brasileira.De acordo com a professora, o mais importante é fazer com que as pessoas leiam alguma coisa.

O escritor araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão, visitou recentemente Araraquara, quando conheceu o projeto e discursou para educadores participantes do curso.

Ele disse que só viu um projeto semelhante a esse em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. “Lá existe uma jornada de literatura que reúne milhares de pessoas, mas começou assim, com incentivo à leitura”, comenta.

Loyola declarou que não tem a menor idéia sobre quais frutos serão colhidos com o projeto, mas no fundo é otimista.

Para a secretária municipal de educação, Clélia Mara Santos, esse projeto veio para ficar e é exclusivo para a área de educação, porém se estende à comunidade, pois visa um incentivo amplo à leitura.

“Nossa experiência com educação tem revelado que leva um certo tempo para colhermos frutos, mas a colheita costuma ser boa”, opinou.

As reuniões do projeto acontecem todas as quartas- feiras no galpão da secretaria municipal de Educação e, futuramente, serão formadas novas turmas de educadores incentivadores da leitura.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/