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COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

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UNIARA

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Saúde de Araraquara muda sistema de atendimentos de urgência

Por: MARIANA CAVICCHIOLI DE OLIVEIRA

21/06/2006

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara (SP) está tomando uma série de medidas técnico-organizacionais a fim de sanar problemas enfrentados pela população e funcionários no sistema de urgência municipal e melhorar a qualidade de atendimento.

As mudanças, propostas em reuniões com coordenadores da Secretaria, médicos e governo vão desde sistematização no atendimento, protocolos de condutas e remuneração de profissionais.

“Estamos num momento de mudança. A Secretaria está sensível aos problemas e está implementando, algumas alterações que vão interferir diretamente na rotina operacional da unidade”, diz o coordenador da Urgência e Emergência, Antônio Galdino Eduardo Neto.

O objetivo, segundo ele, é que as mudanças, como melhora na qualidade de atendimento, menos tempo de espera, resolutividade e menos sobrecarga de funcionários, sejam perceptíveis em menos de um mês.

O Pronto-Socorro Central tem importância estratégica no sistema de saúde do município, sendo responsável por, em média, 460 atendimentos diários (280 adultos e 180 pediátricos).Satisfação do usuário é aferida para identificação de falhas.

Já como parte dessa proposta de mudanças para melhorias, a coordenação da urgência e emergência implantou no dia 9 de junho, um projeto piloto para verificação do nível de satisfação do usuário seja pelo atendimento na recepção, médico ou da enfermagem.

O sistema é semelhante aos utilizados em hotéis e restaurantes, com “carinhas” simbolizando a satisfação ou não do serviço prestado.

De acordo com o coordenador, vai possibilitar à Secretaria de Saúde a identificação dos principais problemas da população para que se possa tomar soluções viáveis.

Os próprios pacientes aprovaram a idéia. “Achei ótimo. Sempre temos observação a fazer dos serviços e com esse papel posso opinar”, diz o paciente Wilson Felix Cardim.

A usuária do sistema Jane Maranhão de Brito, ao ter alta médica, assinalou as questões propostas pelo sistema de aferição de satisfação e também gostou da idéia.

“Muito importante, porque vão acompanhar o que está acontecendo com a gente aqui”, opina.

A satisfação de usuário começou ser utilizada a partir de segunda-feira (19), sendo hoje apenas uma demonstração para verificar falhas no sistema. Mas o balanço geral, de acordo com o coordenador, já se mostra positivo. “Os pacientes se sentiram bem podendo opinar sobre o atendimento prestado. Acredito que o sistema será bastante válido”.

Transição

A Secretaria de Saúde considera importante a participação dos médicos do PSC na transição do serviço de urgência e emergência para a nova unidade no Melhado como forma de estimular o envolvimento dos profissionais com o novo ambiente de trabalho.

A Secretaria vai disponibilizar um cronograma para que médicos possam visitar, de acordo com disponibilidade, as novas instalações com o objetivo de ouvir sugestões a respeito da dinâmica de atendimento e demais serviços.

A passagem de plantão será feita via documento e não mais oralmente. O médico ficará responsável por assinar um livro contendo a relação dos pacientes internados, hipóteses diagnóstica e conduta realizada.

Esse documento deverá ser assinado pelo médico que está deixando o plantão e pelo que assume. Esse procedimento evita erros e facilita informações sobre os pacientes.



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