202101262124

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Região conta com mais um espaço para recuperação de dependentes químicos

Por: ANTONIO MARCOS SIMONETTI

23/06/2006

uperar jovens que se envolveram com drogas é o objetivo do Centro de Atenção Psicossocial Especializado em Drogas e Álcool, localizado em São Carlos. Inaugurado no início do mês de junho, o CAPS/DA conta com espaço ambulatorial, enfermaria, salas para palestras e cursos, oficina e uma equipe formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos clínicos e psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais, monitores de arte e educação.

O atendimento no centro será feito durante o dia sem internação. O local funcionará de manhã e a tarde, com capacidade para atender 35 jovens de 7 a 17 anos em cada período, trabalhando a sua socialização e recuperação.

Segundo o padre Aguinaldo Soares, secretário especial de infância e adolescência e coordenador do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de São Carlos, para acabar com o estigma e o preconceito contra o usuário serão desenvolvidas atividades lúdicas, palestras, oficinas de arte. Será utilizada também a estrutura clínica das unidades básicas de saúde (UBS), possibilitando o respeito e a humanização na assistência aos usuários de álcool e outras drogas.

O secretário afirma que o CAPS, alem de ser um instrumento de recuperação individual, é um espaçode ressocialização, para fazer com que essas pessoas se sintam novamente parte da sociedade. Esse trabalho é feito pela equipe de saúde em conjunto com a família, para acelerar o processo de recuperação.

O carreteiro Sérgio Cardoso sabe bem quais são os reflexos das drogas em uma família. O filho mais velho dele começou a consumir maconha e crack quando tinha 15 anos. Após muitos anos de luta, conseguiu se recuperar numa clínica particular em Birigui.

Sergio conta que a tentativa agora é afastar o filho mais novo, de 17 anos, que seguiu o mesmo caminho. O CAPS é um grande aliado nessa nova batalha que enfrenta para tirar seu filho do mundo das drogas, pois o tratamento em clinicas particulares é muito caro, e muitas vezes ineficiente por ser em regime de internação. No caso do CAPS ele receberá ajuda profissional e retornará para casa recebendo o apoio da família.

Serviço

O Centro de Atenção Psicossocial fica na Rua Major José Inácio, 2381, no centro de São Carlos. Quem se interessar deve procurar o local pessoalmente durante o horário comercial.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI