Ageuniara

Inscrições do ProUni terminam no dia 16 de junho

Por: MAYSA LEITE PEDRO ANTONIO

31/05/2006

As inscrições para a Programa Universidade para Todos (ProUni), referente as vagas do segundo semestre, estão abertas entre 22 de maio e 16 de junho.

Podem participar do programa candidatos que tenham renda familiar de até três salários mínimos e cursaram o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral.

A seleção será baseada no desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005. Poderão concorrer a uma bolsa os candidatos com média igual ou maior que 45 pontos no exame.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica http://www.mec.gov.br/prouni. O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de junho.

O ProUni é um programa de bolsas de estudos criado pelo governo federal em 2004 e, possibilita o acesso de jovens de baixa renda à educação superior. Existe também a reserva bolsas aos cidadãos portadores de deficiência e aos auto-declarados negros, pardos e índios.

O programa oferece bolsas integrais, parciais e de permanência, sendo esta última um benefício no valor de R$ 300,00 mensais, concedida a estudantes com bolsa integral, matriculados em cursos com no mínimo três anos de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a seis horas diárias de aula.

No ano passado, o ProUni concedeu 35.652 bolsas entre integrais e parciais, no estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2006, no mesmo estado, foram concedidas 19.170 bolsas integrais e 8.721 parciais. O objetivo do programa é ofertar 400 mil bolsas de estudo em todo o país.

Para a estudante do curso de Administração, Andréia Cristina dos Santos, que conta com bolsa integral do ProUni desde 2005, a ajuda do governo é indispensável. “Eu nunca conseguiria me formar e ser melhor sucedida em meu emprego se não fosse essa ajuda. Não tenho condições de pagar uma faculdade, por isso me inscrevi no programa e consegui uma bolsa integral que é muito útil para mim”, comenta ela.

As instituições privadas de ensino superior que aderem ao projeto, recebem em contrapartida, isenção de alguns tributos.

Juliana Cintra, que trabalha no programa em Araraquara (SP) comenta que mais universidades poderiam aderir ao ProUni. “No Brasil, é fato que a maioria da população não consegue pagar seus estudos, mas a profissionalização é cada vez mais exigida em qualquer emprego”,diz.

Segundo ela, o governo reparte a concessão das bolsas de maneira justa. “Nosso estado recebe mais porque aqui há maior número de instituições”, acrescenta Juliana.

As universidades da região participantes do programa são: Centro Universitário Moura Lacerda em Jaboticabal (SP), Unip em Araraquara e as Faculdades Integradas de São Carlos (SP).

O número de instituições participantes e bolsas oferecidas estão disponível na página eletrônica do MEC, no endereço citado acima. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/