Ageuniara

Mercado alternativo de revistas ganha espaço em Araraquara

Por: FERNANDA ROBERTA SASSO

17/05/2006

O mercado alternativo de revistas ganha, a cada dia, mais espaço em Araraquara (SP).Consiste na venda de revistas que já foram para as bancas e, devido ao seu alto valor, não foram vendidas, são recolhidas e devolvidas para a editora.

O que antes era lixo, agora virou lucro. As editoras separam as revistas e as vendem para pequenas distribuidoras de revistas a um baixo custo.

Essas distribuidoras, por sua vez, montam pequenos pontos de venda espalhados pela cidade em local não muito comum, como postos de gasolinas, lojas de armarinhos e similares e o valor de venda cai quase que pela a metade.

O seu grande chamariz é justamente o preço, pois a população de baixa renda, que antes não as comprava, por não ter condições financeiras pode, agora, comprar essas revistas.

As revistas que mais são comercializadas são as de artesanato, eróticas, infantis, de bijuterias, de manicora, e as revistas de linhas que são revistas que ensinam a fazer crochê, tricô, ponto cruz, vagonite, ou seja, todos trabalhos manuais.

Essas revistas são, em sua grande maioria, a chamado passo-a-passo, que ensinam a fazer os trabalhos nelas apresentados.Por meio dessa parceria, revistas de boa qualidade a um baixo preço levam esse mercado adiante.

A um baixo preço compram as revistas e aprendem um novo oficio e uma nova forma de ganhar dinheiro e gerar lucro aos vendedores."Esse é um empreendimento rentável, que facilita o acesso da população a revistas que antes elas não podiam comprar", diz André Luis Pontoglio, representante da distribuidora Vitória que funciona em Araraquara.

Segundo ele, todos saem ganhando: a editora, que antes perdia dinheiro, pois produzia as revistas e depois acabava jogando as revistas fora, as pequenas distribuidoras, que podem comprar as revistas a um custo bem inferior e assim vendê-las mais baratas, os donos dos estabelecimentos, onde se encontra o ponto de revistas, que levam uma porcentagem da venda e a população que agora pode levar para sua casa uma revista boa, porem com um preço baixo e acessível.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/