Ageuniara

Auto conhecimento evita decepções na escolha da profissão

Por: ANDRE LUIZ LOURENÇO

17/05/2006

Durante a graduação, adolescentes entram em crise, surgindo dúvidas sobre a continuação do curso e principalmente, a escolha da profissão. Esses casos são comuns em adolescentes que sofreram influência de familiares na escolha da profissão, levando-os a decepções ou até mesmo, à longo prazo, à formação de profissionais insatisfeitos.

Estima-se que o percentual de desistência do curso superior escolhido atinja os 40%, conforme levantamento da coordenadora do setor de orientação vocacional da Unesp - Araraquara, Maria Beatriz Loureiro de Oliveira.

A desistência é resultado, segundo Beatriz, de fatores que levam o adolescente a uma escolha equivocada. Falta de conhecimento de seus talentos e estereótipos profissionais construídos socialmente tendem a ser os principais aspectos capazes de vendar os olhos na hora da escolha profissional.

O primeiro passo do jovem que inicia o processo de escolha de uma carreira profissional deveria ser a busca de um serviço especializado. Esse apoio é capaz de proporcionar auto conhecimento, deixando transparecer os talentos e as habilidades necessárias para esta fase decisiva, orienta a profa. Beatriz Loureiro.

Outra orientação importante é a mudança da postura dos pais, que muitas vezes acabam deixando os filhos mais confusos ou até mesmo angustiados, reflexo da pressão sobre uma escolha a curto prazo. “Eles querem realizar seus próprios sonhos e não o de seus filhos”, ressalta Oliveira.

A serviço da comunidade desde 1985, o projeto de Educação Vocacional da Unesp Araraquara procura trabalhar esses fatores problemáticos, capazes de retardar um futuro promissor. Realizado com pais e filhos, o trabalho faz um panorama da vida social de cada jovem, fazendo-o se conhecer, para que a área profissional de maior aptidão surja espontaneamente.

Serviço

A atividader de orientação vocacional da Unesp de Araraquara está disponível para estudantes de segundo grau e universitários do primeiro e do segundo ano. As vagas são limitadas e dependem de inscrição prévia no Departamento de Orientação Vocacional da Unesp em Araraquara, fone (16)3322-0444 - ramal 110

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/