Ageuniara

Projeto incentiva população a cuidar do meio ambiente

Por: MAYSA LEITE PEDRO ANTONIO

25/05/2006

O projeto"Uma Nova Vida Matão + Verde", que estreou no mês de abril em Matão (SP), tem como objetivo incentivar a população para o cuidado com meio ambiente.

O projeto consiste em distribuir muda de árvores aos pais de recém nascidos, junto com o certificado de nascimento, para que eles plantem e cuidem dessa árvore, que posteriormente receberá o nome da criança.

Uma vez ao mês e no local determinado pelo grupo coordenador do projeto, acontece a plantação das mudas. “A cada nascimento será feito um cadastramento e, no começo do mês seguinte é marcada a data e o local do plantio”, diz o coordenador do projeto Adão Manoel Christino.

O programa, que distribui cerca de 30 mudas no primeiro mês, espera que se plante ao ano cerca de 1.000 mudas de árvores. “Achei muito interessante essa atitude, porque é uma forma de nos preocuparmos mais com o meio ambiente cuidando-o e respeitando-o”, comenta o pai de um bebê recém nascido.

A iniciativa do plantio é do grupo Matão + Verde, que foi criado em outubro de 2005 a partir de uma conferência municipal de educação, cultura e meio ambiente, realizada pela prefeitura municipal, e tem como objetivo ampliar o leque de discussões em políticas públicas e apresentar sugestões que envolvam a comunidade em favor do meio ambiente.

Para a diretora do departamento de meio ambiente, Maria Aparecida Bellintani “é uma grande satisfação observar que o grupo, formado por pessoas da sociedade civil, está trazendo benefícios ao meio ambiente”.

O grupo Matão + Verde também realiza um trabalho, que está temporariamente interrompido, de arborização da área central da cidade. Em algumas ruas o trabalho está concluído; e o objetivo é também expandir esse projeto para toda a cidade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/