[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Equipe Paraolimpica de Natação é destaque em Araraquara

Por: MARCUS VINICIUS BUDA DE OLIVEIRA

03/05/2006

A equipe paraolímpica de Araraquara (SP) conta, atualmente, com 15 atletas. Foi criada, em 2002, quando a Secretaria da Juventude Esporte e Lazer incluiu provas para deficientes nos Jogos Regionais, contando pontos para a equipe de nadadores sem deficiências.

Antonio Carlos Orseli juntamente com o até então diretor da União dos Deficientes de Araraquara (UDEFA), Luis Alberto Marinho montaram a equipe que, em seu início, contava com o próprio Marinho, que é deficiente físico, e com Antônio Carlos Pereira, deficiente visual.

Sua estréia aconteceu nos primeiros Jogos para Deficientes, que foi realizado em Sertãozinho(SP).Marinho competiu normalmente,porém Antonio Carlos não o pôde fazer o mesmo, pois na época ainda não havia competidores deficientes visuais e por este motivo Antonio Carlos apenas fez uma demonstração.

A. P. V., de apenas 14 anos, já conquistou o vice-campeonato mundial para jovens cegos, em Colorados Spring nos EUA. E, no último pan-americano,três atletas da seleção brasileira, Alex Viana, Antônio Carlos e Mário Xavier, trouxeram 11 medalhas para a cidade.

O Melusa Clube cedeu um horário especial para treinamentos e vários atletas contam com patrocínio, mas infelizmente ainda enfrentam uma grande dificuldade que é a locomoção.

Pereira, que é casado e tem dois filhos e perdeu a visão aos 19 anos, quando era funileiro, começou a nadar e competir,em 2002. Há quatro anos ele entrou na equipe paraolimpica e já mostrou ótimos resultados. No ano passado conquistou duas terceiras colocações no pan-americano.

"Não existem limites para quem quer sair da situação que se encontra", diz.

Para Orseli "mesmo tendo suas deficiências, eles fazem as mesmas coisas que a gente e eles são muito mais compenetrados nos treinamentos", finaliza.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/