[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ex-aluno da Uniara dirige programa de TV na cidade

Por: CARLOS ANDRE DE SOUZA

19/04/2006

Araraquara(SP) ganhou um novo programa de TV. Exibido pelo canal Vivax, "Cultura N'Ativa" é uma revista eletrônica feita para o público de todas as idades e enfoca tudo o que é produzido pela cultura local. É composto por reportagens especiais, cobertura de eventos, gastronomia, além de seções voltadas a várias expressões artísticas, como cinema e vídeo, música, literatura e artes plásticas.

O programa, que vai ao ar aos domingos, às 22h, é dirigido por Luís Augusto Zakaib, formado em jornalismo pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara).

A cobertura da cultura local não é novidade para o jornalista, que desde 1998 edita diariamente o "Cartaz", caderno de cultura e lazer do jornal "O Imparcial", onde também é responsável pelas charges. Além disso, Zakaib produz e apresenta o programa "Jamaica Paulista", que vai ao ar pela Rádio Uniara, organizando eventos e divulgando o Reggae na cidade.

Além do jornalismo impresso e do rádio, ele começou a se interessar pelo meio de comunicação audiovisual quando produziu o documentário denominado “Morada da Memória” para seu trabalho de conclusão do curso de jornalismo.

A chegada da Vivax em Araraquara, o gosto que Zakaib adquiriu pelo audiovisual e seus conhecimentos sobre as produções culturais da cidade foram os fatores determinantes para a criação do programa "Cultura N'Ativa".

"A produção para a TV é uma novidade em Araraquara e eu estou tendo a oportunidade de começar junto", explica. Para ele, esta é uma boa chance de aprender na prática a trabalhar com televisão. "Quando comecei no jornal, eu era formado em publicidade e tive que aprender jornalismo cultural praticando", lembra.

Sobre suas experiências com os meios de comunicação impresso, radiofônico e televisivo, Zakaib destaca a linguagem e a abrangência, que são totalmente diferentes."Acredito que apenas 10% da população da cidade lê jornal; o rádio e a TV têm maior alcance. Em relação à linguagem, a grande diferença está no conteúdo da informação.Na TV ela é passada mais superficialmente enquanto que no jornal o assunto pode ser mais aprofundado.É preciso levar em consideração a forma como a informação é levada ao público, que está acostumado mais ao audiovisual do que à leitura", afirma o jornalista.

Para o jornalista José Angelo Santilli, que assistiu a algumas edições do programa, abrir espaço na TV por assinatura para produções locais significa, ao mesmo tempo, ampliar o mercado de trabalho para profissionais de mídia e valorizar a cultura local, promovendo expressões de artistas, pessoas, eventos e empresas da cidade e região.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/