[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Inscrições do Enem 2006 começam em maio

Por: ANA CAROLINA DE ALMEIDA ZANCHIM

26/04/2006

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), divulgou as novas datas para a inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste ano, os alunos concluintes e os que já concluiram o ensino médio, em anos anteriores, deverão fazer as inscrições no período de 2 de maio a 2 de junho.

A forma de inscrição foi outra mudança divulgada pelo Inep. Os alunos poderão se inscrever pela internet. Para isso as escolas, que responderam ao Censo Escolar 2005 ou 2006, devem solicitar junto ao Inep autorização para seus estudantes, do último ano do ensino médio, efetuarem as inscrições.

Assim como nos outros anos, os estudantes da rede pública de ensino são isentos da taxa de inscrição. Os alunos da rede privada pagam R$ 35,00, com exceção dos alunos bolsistas que podem preencher a declaração de carência para ter direito à isenção da taxa.

André Luiz Lourenço, coordenador de uma escola particular de Araraquara(SP), explica que a preparação para o exame é feita em sala de aula, pelos próprios professores, que explicam a importância e incentivam os alunos a fazerem a inscrição, que é espontânea.

Uma boa nota pode garantir bolsas de estudos integrais ou parciais nas univerisdades particulares que participam do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Ministério da Educação.

O desempenho do estudante na prova também é utilizado por 500 instituições de ensino superior como critério de seleção para ingresso na graduação.

Na região, algumas faculdades faculdades utilizam a nota do Enem como critério de avaliação. O Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), a União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometo (UNIARARAS) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), são algumas delas.

Em 2005, a obrigatoriedade da apresentação da nota do Enem, na disputa por uma das vagas do Prouni, fez a procura pelo exame dobrar, chegando a três milhões de participantes. O exame será aplicado no dia 27 de agosto, em 800 municípios de todo país.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/