[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú (SP), está realizando testes em embarcações, para transporte de soja na Amazônia, visando aumentar a capacidade dos comboios atuais, ampliar a quantidade de carga sem aumento de custo de tripulação, mas com pequenos acréscimos de combustível.
Segundo o coordenador do curso de Navegação Fluvial da Fatec, Aramis Mendonça, as expectativas são de aumentar a capacidade dos comboios atuais de 12 para 18 balsas e ampliar a carga de 24 para 36 mil toneladas.
A soja é embarcada em Porto Velho (RO) e desembarca em Itacoatiara (AM), às margens do Rio Amazonas, que fica a 250 quilômetros de Manaus (AM) onde é estocada em silos e posteriormente embarcada em grandes navios oceânicos que a transportam para o exterior.
O comboio mede cerca de 300 metros de comprimento e conta com equipamentos de navegação modernos, tais como radares, GPS, ecobatimetro, carta náutica digital, piloto automático, sendo todos esses equipamentos interligados por computador.
Os motores são de propulsão azimutal, dispensando o sistema de leme convencional. A segurança e condições de navegabilidade são perfeitas e o comboio manobra facilmente em águas restritas.
O comboio com dezoito balsas navega no período de março a outubro e depois de outubro até março a quantidade de balsas será reduzida para 12 e caso haja seca forte, poderá ser reduzida para 6 balsas.O custo para a realização desses testes são de responsabilidade do proprietário das embarcações, não sendo então divulgado
.Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI