[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Bosque do Rotário atrai moradores de Araraquara

Por: SARAH SCHIAVO

17/04/2006

O bosque do Rotário é visto como um atrativo para os moradores de Araraquara (SP)para caminhar, passear, fazer piqueniques e namorar.

Planejado pelo engenheiro Valter Ricardo Lêo Rosato, o bosque está localizado na Rua Doutor Emilio Ribas, no Jardim das Roseiras, próximo a bairros conhecidos como a Vila Harmonia e o Jardim Marivan.

O bosque também atrai os estudantes de Biologia que usam o espaço para complementar seus estudos como faz Maria Olívia Campos Masiero."O bosque é uma área de vegetação não nativa, com grandes espécies de vegetação rasteira e arbórea, que, pelo fato de não ser uma vegetação nativa tiveram uma boa adaptação ao meio", diz a estudante que cursa o terceiro ano de Biologia.

Ao lado do bosque existe o córrego Marivan (nascente na Emilio Ribas) que junto com o córrego Tanquinho (nascente no Selmi Dei), e com o Serralhal (nascente no Jardim Botânico), formam o principal manancial de abastecimento de Araraquara chamado de "Ribeirão das Cruzes" (com nascente na Chácara Flora), fornecendo água para cerca de 30% do município.

Antigamente, o bosque não era iluminado o que causava medo nos moradores próximos."Antes eu não passava lá à noite, nem de carro, com medo de ser abordada por assaltantes ou pessoas que usam drogas", conta a moradora Luzia Schiavo.

Com as melhorias feitas pela prefeitura, o bosque ganhou uma nova imagem, foi iluminado com luzes verdes como as da rua Voluntários da Pátria (rua 5) "A iluminação verde do bosque proporcionou alegria para o lugar.Adoro fazer caminhadas e levar minha filha para brincar lá", diz Gueisa Petrônio Valio freqüentadora do lugar.

A pista de caminhada é outro atrativo para os visitantes, como o casal Vera Lucia Tomazini e Ariovaldo Tomazini que todas as manhãs fazem caminhadas no local. "Gosto de caminhar com meu marido no bosque, é um lugar bonito, com muitas árvores e muito verde. A natureza me traz tranqüilidade", diz Vera.

Com sua nova imagem, o bosque ganhou freqüentadores diários como os alunos da escola "Letícia de Godoy" que localiza-se a poucos quarteirões de distância, onde todos os dias depois da escola, os alunos se encontram para namorar ou mesmo conversar com os amigos.

Bancos como os de praça também foram construídos no bosque, para que casais de namorados, pessoas que caminham ou mesmo aqueles que estão passando por lá possam sentar."Quando estou caminhando sempre sento um pouco para descansar e sentir o ar leve que as árvores proporcionam", conta Tomazini.

A prefeitura da cidade junto com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAEE) estudam projetos de fiscalizações e vistorias no local para sua conservação.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/