[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Professora de Tênis faz curso na Europa

Por: JONAS EVANDRO SUDANO

26/04/2006

A professora de Tênis Andréa Rocha Repenning, da Academia de Tênis Repenning de São Carlos (SP), esteve,recentemente, em Barcelona, na Espanha onde fez um curso na Academia Sanches-Casa.

A Academia pertence a família do ex-jogador profissional Emílio Sanches, que chegou a ser top 10 .Emílio já esteve entre os 10 melhores tenistas do mundo no Ranking dos tenistas profissionais.

O complexo esportivo europeu oferece 27 quadras, sala de convenções, especialistas em diversas áreas de atuação, espaços para Fisioterapia, preparação física, trabalhos psicológicos, com toda aparelhagem adequada.

Andréa permaneceu na Europa por três meses. Fez o curso em um mês, entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro e recebeu o certificado europeu para dar aulas da modalidade. Seu objetivo era conhecer a estrutura desenvolvida em uma das principais escolas do esporte mundial, trazendo ao Brasil, mais especificamente, para São Carlos, todo o conhecimento necessário para desenvolver seus trabalhos com os praticantes deste esporte tradicional que está cada vez mais ganhando adeptos no país.

Ela conta que a Europa é referência mundial no Tênis, onde encontram-se as maiores estruturas para a prática do Esporte e, por isso, resolveu viajar para Barcelona a fim de assimilar os detalhes utilizados e adaptar os conhecimentos adquiridos em sua Academia.

O marketing esportivo é necessário e muito abrangente hoje em dia. Um dos pontos fortes na palestras promovidas em Barcelona, é a abordagem sobre a parte publicitária e o controle maior sobre o desenvolvimento gradativo do praticante durante as aulas.

A professora promove periodicamente,em sua Academia, inúmeros torneios chamados "Abertos de Tênis". As aulas são divididas em prática lúdica, voltada ao lazer e a competitiva, própria ao alto rendimento.

Ao ser perguntada sobre as diferenças entre os dois tipos de treinamentos, a professora disse que a mudança se dá pela intensidade, ou seja, os que praticam por diversão, desenvolvem intensidades de treinos menores e mais apropriados a seus objetivos.

A aula tem duração de aproximadamente uma hora. Baseada nos aquecimentos com corridas, rotações de ombro e a parte técnica, que são os movimentos com a raquete, as batidas na bola, com ensinamento de todos os golpes característicos do Tênis.

Há ainda o alongamento final e compensação com alguns extensores.Como o praticante executa movimentos, exercendo força através de golpes, usando apenas um dos braços, com movimentos de pulsos, existe necessidade de se compensar os exercícios no braço que não foi usado.Estes exercícios específicos no final das aulas com aparelhos chamados extensores, são chamados compensadores.

A idade dos praticantes é muito variada. Existem alunos de 6 anos, sem limite, desde que a pessoa esteja fisicamente apta a desenvolver os movimentos.

Um fator importante são os exames médicos, periodicamente realizados para preservar uma das marcas do Esporte, a atividade saudável.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/