Ageuniara

Procon registra reclamações sobre empréstimo pessoal

Por: PRISCILA APARECIDA CRUZ TOSCHI

29/03/2006

O Procon ( órgão de defesa ao consumidor), de Araraquara(SP), recebe semanalmente, no mínimo, cinco reclamações relacionadas com as empresas de factoring ( empréstimo pessoal). A informação é de Paula Azevedo, responsável pelo setor de reclamações do Procon.

"Com a falta de esclarecimento, na hora da realização desses empréstimos, e com uma população pouco esclarecida, fica difícil evitar o descontentamento de quem efetua esses créditos pessoais",informa.

O setor de empréstimos pessoais estabelecidos pelas empresas de factoring ( empréstimo pessoal),divide opiniões em Araraquara.

No período de doze meses, passaram a existir onze novas financeiras na cidade, gerando aproximadamente quarenta novos empregos diretos e vinte e cinco indiretos.

O economista Charles Bonani critica as financeiras."Na verdade, estas empresas somente existem porque pagam muito para manterem-se no mercado e só geram lucros para para si mesmas", critica.

A consumidora Ana Maria Rezende,por exemplo, efetuou um empréstimo, no início do ano passado, numa financeira, no valor de R$ 1.000,00 e pagou, no final de dez meses, o valor aproximado de R$ 2.550.00. "O que deveria me ajudar acabou atrapalhando minhas finanças e passei dez meses pagando uma conta injusta", desabafa.

As empresas, desse ramo, crescem cada vez mais.Os aposentados, que precisam de dinheiro rápido,são alvos mais recentes do setor.

As grandes empresas de factoring vêem nessas regiões um promissor mercado lucrativo."É uma chance das pessoas mais humildes obterem um dinheiro extra", diz a supervisora de uma financeira da cidade, Fabiana Zamai,que defende a atividade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/