Ageuniara

Araraquara conta com Circulo Ítalo-Brasileiro

Por: VALDINEI ANTONIO DA CUNHA

15/03/2006

Desde 1997 Araraquara (SP) conta uma Associação Italiana. Um grupo de araraquarenses sentiu a necessidade de se ter uma entidade cultural italiana, já que 80% da cidade é descendente de italianos.

O Circulo Ítalo-Brasileiro de Araraquara, como é conhecida, é hoje uma das associações mais importantes do estado.A entidade, sem fins lucrativos, mantém vários cursos de danças folclórica, carnaval de Veneza, canto, cozinha italiana teatro e de línguas.

"Quase todos os cursos são gratuitos e abertos para toda a população", explica Diva Prando presidente do Circulo.

“O Circulo sobrevive e mantém os cursos gratuitos, através do curso de línguas e da mensalidade dos associados Também está aberto para toda a população sendo descendentes ou não. Hoje, em nossa diretoria, conta com um japonês”.

Diva ressalta que a população tem que conhecer o Circulo."O Circulo é cultura não só da Itália mas do Brasil também, por isso a população tem que vir conhecer e participar",diz

O Circulo mantém o grupo de danças folclóricas italianas. Com sete anos de existência o grupo é um dos poucos no estado São Paulo, composto por adolescentes que se apresentam em todo estado junto com os grupos de teatro e canto.

Camila Claudino, integrante do grupo de dança diz que conheceu o grupo através de sua mãe que faz italiano no Circulo."Entrei gostei e não parei mais”, revela

Os italianos têm história na cidae. Em meados do século XIX, houve uma grande imigração de europeus para o Brasil. Na região central do estado a maior parte foi de italianos, que vieram para trabalhar nas lavouras de café.

Para não perder suas raízes os imigrantes criaram associações culturais e em Araraquara, não foi diferente. A cidade contou com uma entidade até 1942. A associação foi fechada após o navio Araraquara ser bombardeado na Europa.

O presidente da República Getúlio Vargas, ordenou o fechamento de todas associações italianas, alemãs e japonesas.

Em Araraquara, além do fechamento, o prefeito da época seqüestrou o prédio da associação e entregou para a Santa Casa que logo, em seguida, vendeu para um clube local, um prédio de arquitetura européia com finos detalhes que depois foi demolido e hoje é um estacionamento.

Mais informações sobre o Circulo Ítalo-Brasileiro podem ser obtidas através do telefone (16)3335-2032 ou na sede na rua Humaita 1844, no centro de Araraquara, de segunda à sexta-feira das 14h às 20h e falar com Sueli.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/