202101262106

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão investe em projetos de formação cultural

Por: MAYSA LEITE PEDRO ANTONIO

30/03/2006

A Casa da Cultura de Matão (SP) está ampliando e diversificando conteúdos que são expostos à população. São projetos, oficinas e cursos, gratuitos, que visam fomentar e incentivar a população para conhecer outras formas de cultura como o teatro, a música instrumental e o cinema nacional.

Cada projeto é desenvolvido para atingir certa faixa etária da população. Todos eles utilizam-se de lugares públicos como praças, e lugares particulares como anfiteatros e o cinema da cidade.

O Projeto “Contação de História” foi desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos e que moram nas periferias da cidade. Ele consiste em usar o espaço da escola para contar histórias ligadas a cultura popular ou folclore adaptados para a narrativa.

Para desenvolver a história conta-se com a presença de dois contadores do SESC de Araraquara (SP), que mantém parceria com o projeto. “O objetivo desse projeto é a manutenção da tradição oral, formação de leitores e incentivo ao lúdico, já que as crianças ouvem a história e criam em suas mentes a animação dela”, diz Alex Lima, diretor de divisão e difusão cultural.

Os jovens e adultos, contam com os programas “Mostra Municipal de Talentos” e “Cinema na Praça”, que acontecem juntos porque há um reaproveitamento dos equipamentos utilizados.

No projeto “Mostra Municipal de Talentos” qualquer pessoa que saiba dançar, cantar, fazer artesanato e artes plásticas pode participar. Basta se inscrever na Casa da Cultura, que a cada mês reunirá esses artistas para mostrarem seu talento à população.

Depois dessas apresentações o espaço é reutilizado para o “Cinema na Praça” que funcionará como um cinema comunitário mostrando, em sua maioria, produções nacionais.

Muitos outros projetos estão em desenvolvimento como “Para de Informática” que garante internet gratuita à população carente; Ônibus “Ação Cultural” (itinerante) que disponibiliza cultura digital e biblioteca nas escolas da periferia.

“O que garante a realização dos projetos com essa qualidade são as parcerias que a Casa da Cultura faz tanto com instituições públicas e privadas”, relata Lima.

A resposta da população aumenta a cada evento. Segundo Lima, os eventos já realizados na cidade contaram com grande número de público de diferentes níveis sociais.

“Nós estamos dando mais opções para as pessoas saírem de suas casas e assistirem a bons espetáculos”, completa ele.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI