Ageuniara

Primeiras avaliações das escolas de tempo integral são positivas

Por: ANA CAROLINA DE ALMEIDA ZANCHIM

14/03/2006

Duas semanas depois do início das aulas, é positivo o balanço nas escolas estaduais de São Carlos que aderiram ao programa do governo Escola em Tempo Integral. Educadores, pais e alunos aprovam o novo sistema escolar, que oferece aulas regulares e complementares, com o objetivo de gerar oportunidades de convivência e formar um grupo pronto para conviver com as diferenças sociais e morais.

O projeto foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 9 de fevereiro de 2006. Em todo o estado, quinhentas escolas aderiram ao projeto, 24 delas estão na região Central. Com o novo projeto, os alunos permanecem nas escolas das 8 às 16 horas, tendo aulas regulares pela manhã e oficinas, que incluem aulas de filosofia, espanhol, redação e empreendorismo social, no período da tarde.

A vice-diretora da escola Esterina Placco, em São Carlos, Ana Claudia Aquazoni César, explica que a escola aderiu ao novo programa por ter um projeto didático-pedagógico diferenciado, que permite às escolas trabalharem os dados e as características da região em que está inserida. Segundo ela, o currículo não pode ser engessado, porque isso contraria a linha mestra da educação.

Para a vendedora autônoma Vera Andrade, a mudança trouxe tranquilidade, já que ela não tinha onde deixar a filha Viviane no período da tarde. Além disso, a vendedora já está notando mudanças no comportamento da filha, que se mostra mais comprometida com os estudos.

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